Thursday, 14 de November de 2019

GERAL


Palmas

Inadimplência em alta, mas há grande procura para "limpar" nome

24 Nov 2011

Com os poucos recursos gastos pelo governo do estado em Palmas, e o atraso no pagamento de fornecedores em várias áreas, a economia da capital apresenta sinais de aumento da inadimplência nos últimos tempos. Essa informação pode ser confirmada através dos dados fornecidos pela CDL, Fecomércio e Serasa. Segundo a estatística do CDL, de janeiro a outubro de 2010, se comparado ao mesmo período deste ano, houve um aumento de 47,4% no número de pessoas registradas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) - 73.671 registros, contra 49.981 em 2010.

Já de acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Tocantins, o endividamento das famílias houve um crescimento. O endividamento das famílias que ganham menos de dez salários mínimos registrou em setembro uma estabilidade em relação a agosto passado, permanecendo em 59%. Foram entrevistadas 500 pessoas, as quais responderam a questões como nível de endividamento, condições de quitar os débitos, atrasos e condições de saldar as contas. Já na faixa de consumidores que ganham acima de dez mínimos, 93% declararam possuir dívidas no mês de setembro, ante 80% que estavam endividados em agosto.

Ainda que o endividamento tenha se estabilizado nas classes mais baixas, houve um aumento na contratação de dívidas no grupo de famílias com renda superior a dez salários mínimos, indo de 80% em agosto para 93% em setembro. Dos palmenses entrevistados nas classes A e B, 98% disseram ter dívidas no cartão de crédito, 18% no cheque-especial, 28% em crédito pessoal e 58% com financiamento de carro. Entre os consumidores com renda até dez salários 61% têm dívidas no cartão de crédito, 3,7% no cheque-especial, 10,6% em crédito pessoal e 15% com financiamento de automóvel.

Cheques sem fundo
De janeiro a outubro deste ano, segundo informações do Indicador Serasa Experian, o Estado do Tocantins ocupa a sétima posição, com 5,57% dos cheques devolvidos no período, ficando atrás dos estados de Roraima, com maior percentual de cheques devolvidos (12,15%); Acre com 8,79%; Maranhão, 8,61%; Sergipe, 7,16%; Piauí, 6,74% e Amapá, 6,60%.

Boa notícia

Mas, a boa notícia é que o número de pessoas que retiraram o nome do SPC, ou seja, reestabeleceram seus créditos, também aumentou em Palmas. Segundo dados da CDL, de janeiro a outubro de 2010, comparado aos dez primeiros meses deste ano, houve um aumento de 56,8% no número de pessoas que retiraram o nome do SPC, ou seja, em 2010, 37.007 pessoas limparam o nome, e em 2011 esse número aumentou para 58.042.

Segundo informações da CDL, esses dados mostram que a população está mais cautelosa e buscando retirar o nome do SPC para que possa ter mais uma opção de pagamento nas compras que serão realizadas neste fim de ano, período onde as vendas possuem um aumento significativo.

Já às consultas, que verificam se o cliente está apto a compras a crédito, obteve um aumento de 23,8%, nos dez primeiros meses de 2010 se comparado ao mesmo período deste ano. No ano passado, foram realizadas 197.136 consultas, já este ano 244.031 pessoas fizeram a consulta. 

Entenda
Consultas – Análise para ver se o cliente está apto a compra a crédito ou não; a consulta independe se ouve a venda ou não;
Registros – São pessoas colocadas no SPC – nome sujo
Cancelamentos – Pessoas que pagaram e reestabeleceram seus créditos

COMPARTILHE:


Confira também:


Educação

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis na internet

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Gabaritos do Enem

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.



Investimento

Governo anuncia investimento de R$ 1,7 milhão para desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, também presente na abertura do evento, enfatizou a disposição do Governo do Estado em investir na preparação dos currículos e na qualificação profissional por meio do apoio ao desenvolvimento científico local.


Investimentos

Prefeitura investe em 120 dias R$ 7 milhões em avenidas e quadras das Arnos e Arnes

A prefeita Cinthia Ribeiro detalhou esses investimentos à comunidade em ato de inauguração da Avenida Palmas Brasil Norte nesta terça-feira, 12, à noite.


Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde.


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020


Agrotóxicos

Tocantins apresenta cenário sobre controle de agrotóxicos durante evento em Florianópolis



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira