Monday, 21 de September de 2020

GERAL


Palmas

Inadimplência em alta, mas há grande procura para "limpar" nome

24 Nov 2011

Com os poucos recursos gastos pelo governo do estado em Palmas, e o atraso no pagamento de fornecedores em várias áreas, a economia da capital apresenta sinais de aumento da inadimplência nos últimos tempos. Essa informação pode ser confirmada através dos dados fornecidos pela CDL, Fecomércio e Serasa. Segundo a estatística do CDL, de janeiro a outubro de 2010, se comparado ao mesmo período deste ano, houve um aumento de 47,4% no número de pessoas registradas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) - 73.671 registros, contra 49.981 em 2010.

Já de acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Tocantins, o endividamento das famílias houve um crescimento. O endividamento das famílias que ganham menos de dez salários mínimos registrou em setembro uma estabilidade em relação a agosto passado, permanecendo em 59%. Foram entrevistadas 500 pessoas, as quais responderam a questões como nível de endividamento, condições de quitar os débitos, atrasos e condições de saldar as contas. Já na faixa de consumidores que ganham acima de dez mínimos, 93% declararam possuir dívidas no mês de setembro, ante 80% que estavam endividados em agosto.

Ainda que o endividamento tenha se estabilizado nas classes mais baixas, houve um aumento na contratação de dívidas no grupo de famílias com renda superior a dez salários mínimos, indo de 80% em agosto para 93% em setembro. Dos palmenses entrevistados nas classes A e B, 98% disseram ter dívidas no cartão de crédito, 18% no cheque-especial, 28% em crédito pessoal e 58% com financiamento de carro. Entre os consumidores com renda até dez salários 61% têm dívidas no cartão de crédito, 3,7% no cheque-especial, 10,6% em crédito pessoal e 15% com financiamento de automóvel.

Cheques sem fundo
De janeiro a outubro deste ano, segundo informações do Indicador Serasa Experian, o Estado do Tocantins ocupa a sétima posição, com 5,57% dos cheques devolvidos no período, ficando atrás dos estados de Roraima, com maior percentual de cheques devolvidos (12,15%); Acre com 8,79%; Maranhão, 8,61%; Sergipe, 7,16%; Piauí, 6,74% e Amapá, 6,60%.

Boa notícia

Mas, a boa notícia é que o número de pessoas que retiraram o nome do SPC, ou seja, reestabeleceram seus créditos, também aumentou em Palmas. Segundo dados da CDL, de janeiro a outubro de 2010, comparado aos dez primeiros meses deste ano, houve um aumento de 56,8% no número de pessoas que retiraram o nome do SPC, ou seja, em 2010, 37.007 pessoas limparam o nome, e em 2011 esse número aumentou para 58.042.

Segundo informações da CDL, esses dados mostram que a população está mais cautelosa e buscando retirar o nome do SPC para que possa ter mais uma opção de pagamento nas compras que serão realizadas neste fim de ano, período onde as vendas possuem um aumento significativo.

Já às consultas, que verificam se o cliente está apto a compras a crédito, obteve um aumento de 23,8%, nos dez primeiros meses de 2010 se comparado ao mesmo período deste ano. No ano passado, foram realizadas 197.136 consultas, já este ano 244.031 pessoas fizeram a consulta. 

Entenda
Consultas – Análise para ver se o cliente está apto a compra a crédito ou não; a consulta independe se ouve a venda ou não;
Registros – São pessoas colocadas no SPC – nome sujo
Cancelamentos – Pessoas que pagaram e reestabeleceram seus créditos

COMPARTILHE:


Confira também:


Home Office

Ipea: percentual de brasileiros em home office cai para 11,7% em julho

Aumenta a participação de brancos e mulheres no trabalho remoto

Pandemia

Tocantins registra 128 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.917 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.544 casos confirmados. Destes, 46.511 pacientes estão recuperados, 16.166 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 867 pacientes foram a óbito.



Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio

Neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu em entrevista à revista Capricho, explica que a “DM Aberta”, apesar da boa intenção, não deve ser apresentada como uma ajuda eficiente para quem pensa em suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira