Monday, 24 de February de 2020

GERAL


Queda no Consumo

Intenção de consumo sofre quinta queda consecutiva em julho

22 Jul 2019
Intenção de consumo sofre quinta queda consecutiva em julho

Pela quinta vez consecutiva, a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda em seu principal indicador. Em julho, esse recuo foi de 0,5%, fazendo com que a ICF ficasse em 95,6 pontos. A pesquisa é divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

 

“Apesar de pequena, essa queda reflete um sentimento de precaução dos consumidores principalmente por conta dos empregos e da renda. A insegurança dos contratantes, que ocasiona diminuição dos investimentos, recaí nos trabalhadores e, consequentemente, no consumo”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

 

Entre os subindicadores analisados, o que registrou a maior queda foi o que mede a Perspectiva Profissional: -6,4%. Ou seja, houve uma diminuição entre os entrevistados que acreditavam em melhorias profissionais para os próximos meses. Os demais itens relacionados ao trabalho também caíram: Segurança no Emprego, que trata do sentimento de confiança em suas ocupações, diminuiu 0,2%; já o item que mede a avaliação da renda familiar atual em comparação com o mesmo período do ano passado apresentou variação de -1,4%.

 

A pesquisa traz, ainda, informações sobre a visão dos consumidores para compra de bens duráveis, o acesso ao crédito e o nível e a perspectiva de consumo. A ICF está disponível para download, na íntegra, no link a seguir: https://bit.ly/32HwGno.

COMPARTILHE:


Confira também:


Especial

Entenda os limites para o comportamento no Carnaval; novas leis endurecem excessos

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros vão brincar tendo como limite a Lei 13.718/2018, que criou o crime de importunação sexual


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira