Saturday, 20 de July de 2019

GERAL


Serviço

IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa acontecerá nos dias 13 e 14, em Palmas

13 Jun 2019    13:57    alterado em 13/06 às 13:57
IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa acontecerá nos dias 13 e 14, em Palmas

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi) realizará a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em Palmas, nos dias 13 e 14 de junho, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), com o tema: “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, que busca ouvir e debater questões para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.

A Conferência tem o objetivo de reunir idosos, representantes do governo e da sociedade civil para debater os principais desafios e encaminhar propostas a serem incluídas no planejamento das políticas públicas estaduais e nacionais que irão garantir direitos da pessoa idosa. “Durante a Conferência todos terão acesso a ouvir e debater, já na etapa das votações somente os delegados poderão e votarão para escolher e elencar as deliberações finais”, explicou Sandra Maria Ribeiro Leitão, presidente do Cedipi.

A Diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro de Santana, comentou sobre a necessidade de realizar conferências com a finalidade de conhecer as demandas reais e promover políticas públicas específicas. “Uma Conferência é uma instância de participação social, geralmente convocada pelo poder público, que tem por objetivo institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas, neste caso da política da pessoa idosa”, ressaltou.

Programação
A abertura do evento na quinta-feira, 13, contará com palestra proferida pelo pós-doutor, Rodrigo Caetano Arantes, que abordará sobre o tema do evento “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, em seguida haverá debate e apresentação cultural. Em entrevista o palestrante destacou a necessidade da participação social para apresentar ações que condizem com os pretensões da pessoa idosa. "É muito importante a sociedade participar, pois são nas conferências que os cidadãos são ouvidos nos seus anseios por melhorias nas políticas públicas”, ressaltou.

No dia 14, sexta-feira, além de apresentação cultural, os debates serão divididos por eixos que tratarão dos “Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Educação”; “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”; “Os Conselhos de Direitos e o seu Papel na Efetivação do Controle Social da Geração de Implementos das Políticas Públicas”. Haverá também a eleição dos delegados que representação na Conferência Nacional e a aprovação das moções.

Inscrição
Para se inscrever no evento, basta comparecer ao auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) e fazer o credenciamento que acontecerá até às 13h30. A presidente do Cedipi informa que são 250 vagas entre delegados e convidados e chama a população para participar da conferência estadual. “Trata-se de um espaço aberto para avaliar e apresentar aos Governo do Estado e Federal o que se quer para a política do envelhecimento”, reforça Sandra.

Palestrante
Rodrigo Caetano Arantes, possui pós-doutorado em demografia pela Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Havana, Cuba, é mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP/2007) e possui especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz (Ensp-Fiocruz/2017), além de título de especialista em Gerontologia (SBGG/2010); especialização em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (EEFFTO-UFMG/2004) e graduação em Fisioterapia pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas/2003).

Atua principalmente junto aos temas que envolvem idosos, políticas públicas no envelhecimento demográfico, saúde coletiva, Atenção Primária em Saúde (APS), Redes de Atenção à Saúde (RAS) e educação em saúde. Rodrigo Caetano explica que a Conferência é muito coesa com a sua formação e que o evento será bastante frutífero. “Minha expectativa é muito grande, tendo em vista que todo meu trabalho se baseia no estudo do envelhecimento demográfico e como o Brasil se prepara para receber esse maior número de idosos”.

(Com supervisão de Shara Rezende – Governo do Tocantins)

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira