Tuesday, 22 de September de 2020

GERAL


Covid-19

Leitos ofertados pelo Governo do Tocantins tem atendido demanda de pacientes com Covid-19 no Estado

22 May 2020
Divulgação Leitos ofertados pelo Governo do Tocantins tem atendido demanda de pacientes com Covid-19 no Estado

Desde o início da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o Governo do Tocantins vem tomando uma série de medidas para garantir a ampliação da oferta de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19. O resultado desse trabalho é que, diferente de outros estados e há cerca de dois meses desde a primeira confirmação da doença, nenhum paciente no Tocantins com a Covid-19 ficou sem atendimento hospitalar.

Atualmente, o Estado conta 54 leitos de UTI-Covid distribuídos da seguinte forma: em Palmas estão 24 leitos, sendo 16 adultos e dois infantis no Hospital Geral de Palmas (HGP) e seis no Hospital Infantil de Palmas (HIP); Araguaína conta com 20 leitos, sendo dez no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e dez no Hospital Dom Orione; e Gurupi tem disponíveis dez leitos no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Além destes, por determinação do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está trabalhando na instalação de mais 38 leitos de UTI: dez no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), 20 no Instituto Sinai de Araguaína e outros oito no Hospital Regional da cidade. Com esta ampliação, Araguaína passará a ter o maior centro de UTIs para atendimento à Covid-19 no Tocantins. O município e a região macro-norte concentram o maior número de casos confirmados da Covid-19.

Outra medida que vai contribuir para ampliar o número de leitos é a requisição administrativa feita pela Gestão Estadual junto a hospitais privados possibilitando que os tocantinenses tenham à disposição 70% dos leitos de UTI existentes na rede hospitalar privada, o que corresponde a um incremento de mais 60 leitos para a rede de assistência.

“Não temos medido esforços para conseguir ofertar o máximo de leitos para tratamento da Covid-19. Com as novas instalações e os leitos privados, o Tocantins chegará a 152 leitos de UTI-Covid. Vamos continuar fazendo nossa parte e insistindo para que a população também faça a sua, permanecendo em casa o quanto puder”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini.

Hospital de Campanha

A implantação destes novos leitos acontece em paralelo ao estudo que é feito para a instalação de Hospitais de Campanha em Palmas, Araguaína e Gurupi. “Até o momento estamos conseguindo garantir que haja leitos. Nenhum paciente com necessidade de tratamento ficou sem leito aqui no Tocantins, mas, seguindo um planejamento, nossos técnicos continuam avaliando a melhor forma para instalação dos Hospitais de Campanha, pois precisamos estar preparados para as situações mais difíceis que possam surgir”, reforça o secretário Edgar Tollini.

O gestor da Saúde ressaltou ainda que para a instalação dos Hospitais de Campanha, o Estado visa contar com recursos oriundos do Ministério da Saúde (MS).

Taxa de ocupação

Monitoramento da Secretaria de Saúde mostra que nesta quinta-feira, 21, a taxa de ocupação dos leitos UTI-Covid no Hospital Regional de Araguaína era de 50%, no Hospital de Gurupi, 30%, e no HGP 19%.

Já nos leitos clínicos, a taxa era de 60% no HGP, 45% em Augustinópolis, 40% em Gurupi, 20% em Porto Nacional e 6% em Paraíso do Tocantins. Nos Hospitais de Araguaína, Miracema, Pedro Afonso, Xambioá, Dianópolis e no Infantil de Palmas, unidades que também dispõem de leitos clínicos, a taxa de ocupação era de 0%.

COMPARTILHE:


Confira também:


Home Office

Ipea: percentual de brasileiros em home office cai para 11,7% em julho

Aumenta a participação de brancos e mulheres no trabalho remoto

Pandemia

Tocantins registra 128 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.917 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.544 casos confirmados. Destes, 46.511 pacientes estão recuperados, 16.166 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 867 pacientes foram a óbito.



Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio

Neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu em entrevista à revista Capricho, explica que a “DM Aberta”, apesar da boa intenção, não deve ser apresentada como uma ajuda eficiente para quem pensa em suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira