Monday, 15 de July de 2019

GERAL


Requerida pelo MPE

Liminar determina retorno às funções de delegados regionais e servidoras afastados pelo governo no caso Araguaína

11 Dec 2018    13:46    alterado em 11/12 às 13:46
Delegado Bruno Boaventura (Foto: Facebook) Liminar determina retorno às funções de delegados regionais e servidoras afastados pelo governo no caso Araguaína

A Justiça expediu, nesta terça-feira, 11, uma liminar a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) determinando que sejam reinvestidos em seus cargos os 12 delegados que foram dispensados das funções de delegado regional e as três servidoras que foram exoneradas da Delegacia de Repressão aos Crimes de Maior Potencial Ofensivo contra a Administração Pública (Dracma). Com a liminar, ficaram suspensas as portarias referentes às respectivas dispensas e exonerações, que foram publicadas no Diário Oficial do Estado em 16 de novembro de 2018.

A liminar tem aplicação imediata. Em caso de descumprimento, ficou fixada multa por ato atentatório à dignidade da Justiça, no valor diário de R$ 2 mil, limitada a até R$ 500 mil, sem prejuízo de qualquer outra medida que se mostre mais eficiente ao cumprimento da ordem judicial.

A liminar é resultado de uma Ação Civil Pública proposta no último dia 7 pelo promotor de Justiça Edson Azambuja.

O representante do MPE sustenta que as portarias que afastaram os servidores estão comprometidas por vício de desvio de finalidade, tendo sido editadas como forma de retaliação ao fato de que os integrantes da Polícia Civil estavam efetuando investigações e operações policiais de combate e de repressão a crimes contra a administração pública, atuação esta que contrariou interesses de agentes políticos dos poderes Executivo e Legislativo.

O promotor de Justiça também defende, na Ação Civil Pública, que não se sustenta a motivação apresentada pelo Governo do Estado, de que os desligamentos ocorreram como parte de uma reformulação administrativa que pretendia promover o equilíbrio das contas públicas e o atendimento ao limite das despesas com pessoal.

Toda a argumentação e os fatos apresentados pelo Ministério Público Estadual foram integralmente acatados pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, que expediu a liminar.

Para a ocasião do julgamento do mérito da ação, o MPE pede que as portarias com as dispensas e as exonerações dos servidores da Polícia Civil sejam declaradas nulas, em razão dos vícios de desvio de poder e desvio de finalidade. (Flávio Herculano)

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira