Monday, 28 de September de 2020

GERAL


Meio Ambiente

Mais de 1000 metros de redes e outros materiais usados em pesca predatória são apreendidos no Cantão

27 Jul 2020
Mais de 1000 metros de redes e outros materiais usados em pesca predatória são apreendidos no Cantão

Mais de 1.100 metros de redes de diversas malhas foram retirados de rios da região que compõe a Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, no município de Araguacema. Além das redes, também foram apreendidos outros materiais usados em pesca predatória, como tarrafas, zagaias e arapuca. A apreensão foi feita durante operação de fiscalização para coibir ilícitos praticados contra o meio ambiente, entre os dias 21 e 24.

A operação foi realizada pelos agentes da APA Ilha do Bananal/Cantão, servidores do Parque Estadual do Cantão e do Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPMA) de Ceseara, parceiro do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em todas as ações fiscalizatórias na região. Os alvos da operação foram o distrito Senhor do Bonfim, Assentamento Santa Clara, Tarumã e os rios Caiapó, Piranha e Araguaia.

A ação de fiscalização foi coordenada pela supervisora da APA Ilha do Bananal/Cantão, Aline Vilarinho. Ela informou que o objetivo foi coibir a pesca predatória, fiscalizar o rio Caipó, no âmbito do acordo de pesca, além de atender a denúncias realizadas através do Linha Verde. “Durante as abordagens, orientamos pescadores amadores e o público em geral sobre a necessidade de possuir licença de pesca amadora e sobre as restrições previstas em legislação” reforçou a supervisora.

Ainda de acordo com Aline Vilarinho, fiscalizações na APA são rotineiras, sempre com a finalidade de coibir os crimes ambientais. “E nessa época do ano, também reforçamos as orientações em relação ao lixo produzido por eles, que deve ser recolhido e levado de volta para ser descartado da maneira correta fora da APA e também sobre o uso de fogo, principalmente às margens dos rios”, complementa.

Os materiais apreendidos estão retidos na unidade do Naturatins, município de Araguacema. Ninguém foi autuado durante a operação.


Linha Verde

Qualquer cidadão pode fazer denúncias de crimes ambientais de forma anônima e gratuita utilizando os canais do Naturatins. Basta acessar o site naturatins.to.gov.br  e clicar em Linha Verde ou ainda ligar para o número 0800-63-1155. O sigilo do denunciante é garantido, mas é necessário que seja fornecida a localização e o tipo de ocorrência.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 164 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.

Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira