Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Halitose

Mal comum conta com tratamento pouco conhecido por muita gente; Saiba mais

24 Jun 2009

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da halitose, ou como é popularmente chamado, mau hálito. De acordo com especialistas, a halitose atinge cerca de 40% da população brasileira e 90% dos casos de halitose têm origem bucal. Dentre as causas mais comuns está a xerostomia, que seria a diminuição do fluxo salivar.

Porém, outros fatores também estão relacionados ao mau hálito, como diabetes, doença periodontal (doença na gengiva), cárie, problemas gástrico (estomago), falta de higienização bucal, infecções na cavidade oral, intestino preso, uso de alguns medicamentos (como antidepressivos, tranqüilizantes, anti-histamínicos, descongestionantes, anti-hipertensivos e agentes cardíacos) e estresse. Além disso, longos intervalos entre as refeições também podem causar mau hálito e até mesmo a ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos com excesso de gordura animal e proteína, alho, cebola, frituras, etc., além do conhecido vilão: o fumo.

De acordo com Dr. Amilton Santos (foto), periodontista, deve haver pelo menos 60 fatores que podem estar relacionados à halitose, o que faz muitas vezes com que o paciente desista de investigar a solução devido à busca pelo agente causador ser intensa. Mas o especialista afirma que o tratamento é essencial primeiro, para identificar o problema e depois, prevenir que a doença fique mais grave.

Dr. Amilton ainda explica que o analisador pelo halimeter é um equipamento específico que identifica o tipo de substância expelida pela boca, onde a carga de compostos sulfusos voláteis (csv) é analisada.

E apesar do mau hálito ser um sinal muito comum, poucas pessoas sabem como tratá-lo. De acordo com Dr. Amilton, a halitose deve ser tratada com vários profissionais da área de saúde, ou seja, através de um tratamento multidisciplinar entre médicos, dentistas e até mesmo nutricionistas. O tratamento adequado será, no entanto, de acordo com a causa. Ele varia desde a correta higienização da língua até uma especial orientação dietética.

 

Importante

Especialistas ainda advertem que a melhor maneira de evitar a halitose é manter uma higiene bucal adequada, com o uso regular do fio dental, além da limpeza da língua. Beber líquido com freqüência e não permanecer longos períodos em jejum também ajudam na prevenção do mau hálito.

Ter mau hálito, não é normal. Normalmente, a halitose está sinalizando que algo está errado no seu organismo e precisa ser cuidado. Na presença de mau hálito consulte um especialista.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira