No dia em que o Tocantins completou 37 anos, o Fantástico do último domingo, 05, trouxe uma reprise de tudo que já vinha sido amplamente divulgado nos veículos de comunicação local e da própria afiliada da Rede Globo no Tocantins, a TV Anhanguera. Os fatos apresentados na revista eletrônica não acrescentaram nada de novas informações além do que se sabe.
Enquanto os Tocantinenses comemoravam a sua emancipação territorial e política do antigo Norte goiano, com a última promulgação da Constituição que acrescentou mais uma estrela na bandeira do Brasil, com a criação do Estado do Tocantins, a TV Globo ao invés de enaltecer a data com uma matéria mostrando as potencialidades do Tocantins depois da sua criação preferiu reprisar tudo que já havia sido falado sobre a Operação Fames-19.
A “homenagem” dada pela TV Globo aos tocantinenses nada acrescentou além de tudo que já havia sido amplamente divulgado durante um mês de afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Por não trazer elementos novos da investigação a matéria soou mais como política e inoportuna para uma data que representa a libertação de todo povo esquecido do antigo “Nortão” goiano.
Em um Tocantins pujante pelas suas inúmeras riquezas naturais, onde o turismo a cada dia se fortalece, mostrando para o mundo o potencial do Jalapão e das Serras Gerais, seria oportuno em uma data comemorativa enaltecer essas potencialidades ao invés de mostrar terra “arrasada”.
Da redação.