Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Meio Ambiente

Material educativo sobre queimadas começa a ser distribuído

02 Jul 2009

Em continuidade às atividades da Campanha de Combate às Queimadas 2009, a Coeda/Naturatins - Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Instituto Natureza do Tocantins começou, nesta quarta-feira, 1º, a distribuição de materiais educativos da campanha para as 16 Unidades Regionais do Instituto, quatro parques estaduais e aos órgão parceiros. O material vai auxiliar os técnicos nas ações de conscientização e educação ambiental sobre o uso indiscriminado do fogo e suas conseqüências no período da estiagem, quando ocorrem aumentos significativos de queimadas.

Nesta manhã, o gerente do Parque Estadual do Cantão, Warley Rodrigues, recebeu o kit com cartazes e folders educativos da campanha. O órgão também encaminhou à Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, com sede em Palmas, 38 DVD's com o documentário Queimadas 2007 e 50 folder's. A intenção é que o material contribua para o processo de educação ambiental em todo o Estado.

Conforme a responsável pela Coeda/Naturatins, Fátima Armond, todas as regionais devem dar sequência aos trabalhos de combate às queimadas previstos pelo Plano Estadual de Prevenção de Incêndios Florestais e Combate às Queimadas 2009. Alguns municípios foram priorizados por registrarem números significativos de focos de calor, conforme o monitoramento feito por satélites: Goiatins, Lagoa da Confusão, Pium, Araguaçu, Campos Lindos, Rio Sono, Itacajá e Formoso do Araguaia.

Esses municípios vão intensificar os trabalhos dando continuidade às ações da força tarefa Dia "D" Prevenção às Queimadas, iniciada em Palmas, na segunda-feira, 29, por técnicos da Coeda/Naturatins e parceiros como Guarda Metropolitana de Palmas, Ibama, Defesa Civil, Ruraltins, Bombeiros, Sedumah - Secretaria de Desenvolvimento Urbano Meio Ambiente e Habitação, e Cipama - Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental. O objetivo foi orientar e notificar, de forma preventiva, proprietários rurais sobre os prejuízos do uso irregular do fogo e sobre a importância da solicitação da AQC - Autorização de Queima Controlada. Foram visitadas 52 propriedades rurais no entorno do Parque Estadual do Lajeado.

Para esta quinta-feira, 2, está previsto o início da veiculação em emissoras de televisão e rádio, do material de divulgação da campanha de queimadas.

 

Universitários

Ainda na manhã desta quarta-feira dois acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da UFT - Universidade Federal do Tocantins visitaram o núcleo da Coeda/ Naturatins em busca de material educativo da Campanha de Queimadas e outros produtos de divulgação sobre as ações de Educação Ambiental desenvolvidas na APA - Serra do Lajeado, em Palmas. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho educativo que está sendo desenvolvido no sentido de preservar e conservar a área de proteção.

Questionados sobre como avaliavam as ações feitas pelo órgão ambiental, os universitários disseram estar satisfeitos com o que conheceram. "É bom saber e checar, de perto, quais ações ambientais existem e são realizadas", afirmou o acadêmico Gustavo Santos Andrade. Já o universitário George Gomes, disse estar esperançoso em ver o esforço do órgão em educar para preservar, finalizando que só o trabalho contínuo trará frutos para as gerações futuras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira