Friday, 07 de August de 2020

GERAL


Agronegócio

Matopiba pode ser beneficiado com recursos do Fundo Global para o Desenvolvimento Sustentável

11 Jul 2019
Matopiba pode ser beneficiado com recursos do Fundo Global para o Desenvolvimento Sustentável

Nessa quarta-feira, 10, o coordenador do Grupo Técnico dos Secretários da Agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum, se reuniu em São Paulo,  com representantes do Paraguai, país que executa programa sustentável da carne bovina com excelência.

O secretário da Seagro está em São Paulo no Encontro Latino-Americano de Carne Sustentável. O evento é uma ação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e acontece na Universidade Hamburger (Hambuguer University), da Corporação Mc Donald´s.

O MC Donald´s é o patrocinador principal do encontro que reúne representantes de empresas de grande porte das áreas de alimentação e frigoríficos, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de países da América Latina.

César Halum participa do evento representando o Tocantins, a convite da Coordenação da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do PNUD. 

Nessa quarta-feira, 10, o gestor da Seagro participou da mesa redonda do Grupo de Trabalho Brasileiro para Pecuária Sustentável (GTPS) com representantes-chave do setor de pecuária sustentável da carne bovina do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia e México.

Para, o secretário da Seagro, o Tocantins apresentou ponto favorável nas discussões. “O Programa Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), um dos processos tecnológicos do ABC, é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuária – florestas que executamos com êxito”, destacou.

César Halum também enfatizou a importância do Tocantins no encontro, reconhecendo o grande desafio. “O desafio não é fazer produção ou preservação, mas o desafio é fazer produção e preservação” avaliou.

Programa
Foi em viagem institucional ao Peru em maio deste ano, para a Conferência Good Growth (Bom Crescimento Global), ação desenvolvida em nível mundial com a colaboração do PNUD, que o gestor da Seagro fez contato com representantes do Fundo Global para o Desenvolvimento Sustentável (GEF), quando sugeriu a elaboração de um projeto sustentável da carne para a região do Matopiba.

Os representantes do GEF demonstraram interesse e informaram que o Fundo possui R$ 15 milhões de dólares que podem ser aplicados no projeto. “A partir de então, tivemos a ideia de criar o Grupo de Cooperação Técnica formado por secretários da agricultura do Matopiba, para que juntos buscarmos desenvolvimento para a região” explicou.

Regras
Com o foco na alimentação saudável alinhada à sustentabilidade, a cadeia sustentável da carne possui cinco regras:

 -Recursos naturais: manejo responsável dos recursos naturais e melhoria do ecossistema;

- Pessoas e comunidades: respeito ao direito das pessoas e boa relação com as comunidades;

- Bem- estar animal: manejo respeitoso e responsável do animal para garantir o bem-estar;

- Segurança e qualidade dos alimentos através do intercâmbio de informação para garantir sustentabilidade da cadeia;

- Eficiência e inovação: fomentar a inovação e otimização em processos de produção, redução de resíduos e melhoria da viabilidade econômica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 828 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 30.358 casos no total, destes, 18.609 pacientes estão recuperados, 11.312 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 437 pacientes foram a óbito.

TIM

TIM e Motorola promovem workshop online para ensinar pais e filhos a produzirem fotos e vídeos

De acordo com o gerente de marketing da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Rafael Nakamura, o objetivo é aproveitar a data comemorativa para aproximar pais e filhos e colocar a tecnologia móvel a serviço das pessoas


Funcionamento do Comércio

Prefeitura de Palmas prorroga horário especial de fechamento de estabelecimentos comerciais; supermercados poderão funcionar até às 22h

Decisão foi publicada na edição 2.548, do Diário Oficial do Município.


Saúde

Defensoria Pública acompanha abertura de novos leitos de UTI covid em hospitais da região norte do Estado

Araguaína ganhou dez novos leitos em hospital particular e outros 07 do Hospital Regional foram reativados voltando a somar 17 leitos totais; Em Augustinópolis, a previsão é que seja inaugurada UTI no próximo dia 13


Obras

Revitalizações na Graciosa e em quadra poliesportiva da Arno 33 trarão melhorias aos espaços de lazer e esporte de Palmas


Saúde

Especialista em epidemiologia toma posse como nova secretária municipal da Saúde de Palmas


Covid-19

Governo do Tocantins amplia oferta de leitos de UTI Covid em Araguaína


Pandemia

Crise na saúde: Nusa requer que hospitais privados cumpram compromisso judicial e atendam pacientes do SUS


COVID-19

Secretaria da Saúde recebe doações de testes rápidos da Receita Federal do Brasil


Saúde

Covid-19: em uma semana, 12 pacientes já foram transferidos das UPAs para leitos em hospitais particulares da Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira