Sunday, 20 de October de 2019

GERAL


Comportamento

Mau humor pode ser doença

03 Dec 2008

O mau humor - esse considerado normal pelos especialistas – aparece pela manhã ou por alguma variável conseqüência insatisfatória na vida. Um negócio mal sucedido ou uma insatisfação pessoal contribuem para possíveis oscilações de humor em diversas fazes. “Todo dia quando acordo pela manhã, parece que todos os meus problemas reaparecem na minha cabeça”, diz a pedagoga Sônia Manzan. Mãe de três filhos, Sônia diz precisar de pelo menos duas horas após o banho matinal para voltar à rotina. “Antes disso, nem adianta conversar comigo”, comenta.

Para os especialistas, o problema vivido por Sônia é uma sensação normal, que milhares de pessoas sofrem involuntariamente quando relacionam o início da manhã com a rotina do dia que está por vir. Mas, de acordo com a psicóloga Karem Camargo, se o problema persistir ao longo do dia, o diagnóstico pode evoluir para uma doença conhecida por poucos: a Distimia. “É um transtorno que pode ser entendido como uma forma crônica de depressão, podendo muitas vezes apresentar sintomas como alterações no apetite, alterações na qualidade e quantidade de sono, baixa energia ou fadiga, isolamento social, sentimentos de desesperança e insegurança”, explica.

Um dos sintomas do distímico é atribuir às pessoas a responsabilidade de seus problemas. O portador deste tipo de perfil tem maior dificuldade de socialização, não apresenta valores familiares e não consegue fazer amigos. Estima-se que esse distúrbio acometa entre 3% a 5% da população geral, afetando igualmente homens e mulheres. “A doença não deve ser subestimada, pois o portador corre um risco 30% maior de desenvolver quadros depressivos graves”, alerta Karem.

As causas do aparecimento da doença são diversas; desde os problemas familiares na infância com pais agressivos a problemas psicopatológicos. Há possibilidade de hereditariedade em crianças com pais distímicos ou depressivos. Os sintomas em crianças devem ser tratados de maneira acentuada, por um especialista, pois a criança certamente sofrerá problemas na fase adulta. O tratamento é ofertado em clínicas de psicologia e psiquiatria, com base em medicamentos antidepressivos e acompanhamento especial.

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira