Saturday, 24 de August de 2019

GERAL


Prevenção

Medo do diagnóstico do câncer pode ser um dos principais motivos para que 24% da população Brasileira não realize exames preventivos

04 Apr 2019    09:47

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupa em ter algum tipo de câncer, mas 24% da população não realizam exames preventivos.

 

Para a médica oncologista da Acreditar Tocantins, Ariana Luz, ainda existe muita falta de informação sobre o impacto que um estilo de vida ruim tem no aumento das chances de aparecimento de um câncer.

 

“Muitas pessoas negligenciam sintomas e comportamentos mais responsáveis em relação à saúde. Em alguns casos, também temos o agravante da demora para fazer o encaminhamento ao oncologista”, disse.

 

Medo da doença

 

Ainda segundo a pesquisa, os entrevistados não cuidam da saúde por inúmeros motivos: 29% dizem não ter plano de saúde, outros 28% alegam não ter tempo e 11% têm medo de descobrir que podem estar com a doença.

 

“A população tem o que chamamos de Carcinofobia, que é o medo de receber o diagnóstico de câncer, porque, mesmo com tantos avanços tecnológicos nos tratamentos, eles ainda associam câncer à morte”, enfatiza Dra. Ariana.

 

Ter bons hábitos alimentares e uma prática frequente de exercícios são essenciais para se prevenir contra câncer. Mas mesmo sabendo dessa medida, metade das pessoas ouvidas não faz exercício físico e não vê a obesidade como um problema relacionado à doença.

 

Orientações

 

Mulheres: é de suma importância que seja feito o exame ginecológico pelo menos uma vez ao ano, a partir da primeira relação sexual; mamografia anual a partir dos 35 anos; e colonoscopia a partir dos 45 anos.

 

Homens: devem fazer o PSA anual a partir dos 40 anos e colonoscopia a partir dos 45 anos.

Para as pessoas com maior risco de câncer de pele, fazer dermatoscopia anual. Tabagistas precisam fazer a tomografia de tórax de baixa dose de radiação anual a partir dos 55 anos e exame da orofaringe anual. Esses exames são essenciais dentro dessas faixas-etárias.

 

Dúvidas dos pacientes

 

Um dos maiores indícios da falta de informação de boa parte da população sobre o câncer está no dia a dia dos consultórios, públicos e privados.

 

“Ainda recebemos muitas dúvidas dos pacientes, que vão desde as mais simples até às mais complexas, como ‘É realmente câncer?’, ‘Tem cura?’, ‘Quanto tempo de vida eu tenho?’, ‘A quimioterapia não vai me matar?’. É a partir daí que podemos começar uma transformação nas pessoas”, finaliza a médica oncologista da Acreditar Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira