Saturday, 19 de September de 2020

GERAL


Educação

Metas fiscais para implementação do PNE entram em vigor; Dorinha defende investimento

20 Jan 2015

Sancionado em junho do ano passado, o Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/14) já está em vigor, mas suas metas fiscais passaram a vigorar neste ano de 2015 e com elas o desafio de melhorar a qualidade da educação pública brasileira, especialmente a básica, que são três etapas: educação infantil (para crianças de até 5 anos), ensino fundamental (6 a 14 anos) e ensino médio (15 a 17 anos). É o que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino. O PNE também estabelece que até 2024, pelo menos, 50% das escolas públicas tenham ensino integral.

A média nacional das escolas públicas nos anos iniciais do ensino fundamental no Ideb, por exemplo, ficou em 4,9. Já nos anos finais, a nota alcançada foi 4, e o ensino médio ficou em 3,7. A avaliação dos anos iniciais é feita no quinto ano, e nos finais, no nono ano. O último Ideb é de 2013 e foi divulgado em setembro de 2014. O objetivo do Ministério da Educação é que o Brasil atinja nota 6 no Ideb até 2022,que seria a média dos países desenvolvidos.

O PNE estabelece 20 metas para o setor até 2024 e determina o investimento de, pelo menos, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação nos próximos dez anos, quase o dobro do que é investido atualmente, que é de 6%. Além disso, 75% dos royalties do pré-sal deverão ser destinados para a área.

Membro da comissão especial que tratou do PNE na Câmara, a deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) defende a correta implantação do plano, especialmente no que diz respeito ao financiamento da educação, para mudar a realidade do ensino público brasileiro.
"Temos um grande desafio pela frente. Atualmente, cerca de 11 milhões de crianças de zero a três anos estão fora da escola. No ensino médio, esse número é de um milhão. Isso tem um custo. E tornar a escola mais atrativa para os jovens é outro custo. Isso parte da mudança do currículo e, principalmente, da formação do professor", disse.

Em relação ao ensino integral, a democrata defende uma mudança estrutural. "Não pode ser apenas tempo integral, mas educação integral, com formação e conteúdos adequados, para que essa escola não seja apenas uma espécie de depósito de crianças, mas uma escola de verdade", pontuou. (Com informações da Agência Câmara)

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 885 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 190.325 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 62.498 casos confirmados. Destes, 44.830 pacientes estão recuperados, 16.818 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 850 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira