Monday, 13 de July de 2020

GERAL


Serviços

Metrologia Estadual dá dicas importantes na prevenção de acidentes domésticos durante o distanciamento social

13 May 2020
Metrologia Estadual dá dicas importantes na prevenção de acidentes domésticos durante o distanciamento social

Em tempos de distanciamento social, em face às ações preventivas de combate à Covid-19, muitas famílias têm passado mais tempo em suas residências. E, com a maioria das instituições de ensino funcionando na modalidade à distância, as crianças e adolescentes também têm ficado a maior parte do tempo em casa.

A cozinha, popularmente denominada o “coração da casa” é um ambiente de muita atividade, em decorrência do preparo das refeições alimentares e, no atual momento, passou a ser mais frequentada também por toda a família.

Pensando em evitar os acidentes domésticos, o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), dá dicas importantes de prevenção para a comunidade.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro, é importante que os pais ou responsáveis estejam sempre atentos a toda movimentação da casa, minimizando os riscos de acidentes domésticos. “Está na missão da Metrologia Estadual o trabalho educativo, de orientação aos consumidores. Neste momento, redobrar a atenção é fundamental, evitando situações que podem se transformar em acidentes”, destaca o presidente.

A AEM, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), lembra que além dos cuidados na hora de adquirir produtos, verificando a presença do Selo Inmetro, é importante estar atento à manutenção e à forma correta de uso.

 

Panela de pressão

Desde março de 2.010, o Inmetro passou a exigir a certificação, por parte do fabricante, das panelas de pressão, com a obrigatoriedade do Selo de Identificação da Conformidade, o que assegura que o produto foi fabricado observando os requisitos mínimos de segurança. Há quase dez anos, toda panela de pressão produzida e comercializada no país deve contar com o Selo Inmetro. ´É muito importante que o consumidor tenha esses cuidados:

Manter sempre limpa a válvula de segurança da panela – aquela que chia – e desobstruída;

Verificar se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;

Substituir a válvula a cada cinco anos – somente em representantes autorizados;

Trocar o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento;

Manter, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana;

Nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. A válvula com pino foi desenvolvida para liberar o vapor, caso perceba que no meio do cozimento de algo a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente e com um auxílio de um garfo libere todo o ar levantando a válvula. Se o ar sair pelas bordas, a borracha precisa ser substituída.

Quando a panela pegar pressão e começar a soltar vapor, diminua a temperatura do fogo, se a água no interior já está fervendo a quantidade de fogo não vai interferir no cozimento.

 

Manutenção e bom uso evitam acidentes

É importante que o usuário observe sempre o estado da borracha, do pino da pressão e da tampa da panela de pressão. Além disso, ao fazer a higiene do produto, observar se não há rachaduras na borracha, se está secando ou quebrando. Caso necessário, faça a substituição das partes que não estão oferecendo segurança ao uso. É válido destacar que o consumidor deve priorizar a escolha do produto com capacidade a atender a demanda: a panela de pressão cheia demais pode entupir a válvula de segurança, o que é muito perigoso.

 

As atividades rotineiras na cozinha

Neste momento, convidar crianças para ajudar no preparo das refeições é uma boa forma de convívio familiar e de entretenimento. Contudo, é fundamental que alguns cuidados sejam redobrados:

Não permita que crianças usem o fogão;

Ao cozinhar, dê preferência às chamas traseiras e mantenha o cabo das panelas para dentro, para evitar que crianças puxem ou mesmo que esbarrem;

Dê atenção especial à temperatura da porta do forno e das laterais do fogão, mantendo as crianças distantes durante o uso;

Tenha cuidado com toalhas, panos de prato e descanso de panelas próximas a recipiente com líquidos quentes. Qualquer puxada ou esbarro pode provocar queimadura ou acidente;

Mantenha objetos cortantes e de vidro distantes das beiradas das bancadas, dificultando o acesso das crianças a eles;

Ao sair da cozinha, retire da tomada liquidificador, forno, panelas elétricas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Feminicídio

Estabelecimentos serão obrigados a adotarem medidas de proteção à mulher

A lei aprovada também propõe a capacitação e treinamento dos funcionários para aplicação das medidas previstas na lei.

DPE

Defensoria Pública requer medidas de orientação e prevenção à covid-19 a indígenas de Formoso do Araguaia

Após indígenas Javaé serem impedidos de ultrapassar barreira sanitária da prefeitura de Formoso de Araguaia, DPE-TO apresenta Recomendação contra quaisquer procedimentos de enfrentamento ao covid-19 baseados em restrição de circulação


Jardim Vitória I

Prefeitura de Palmas divulga agenda de vistorias para os futuros moradores do Jardim Vitória I

A previsão é que as chaves das unidades habitacionais sejam entregues para os moradores até o fim deste mês


Palmas

Em sessão extraordinária, Câmara aprova nova estrutura organizacional visando atender decisão judicial

Visando cumprir a determinação judicial, como também promover o enquadramento na nova estrutura aprovada em plenário, a Câmara Municipal enviou para publicação no Diário Oficial do Município, os Atos de Exoneração nº. 209, 210 e 212.


Regulação

ATR reativa Unidades de Fiscalização nos terminais rodoviários do Estado


Preservação

Tocantins usa tecnologia para reforçar ações de preservação e educação ambiental


Fiscalização

Polícia Civil intensifica fiscalização de distanciamento social em praias da cidade de Santa Fé do Araguaia


Ocorrência

Polícia Civil do Tocantins apreende produtos que tinha sido furtados de uma igreja no Aureny III no mês de março


Sanidade

Adapec faz alerta sobre proibição do uso e comércio do herbicida paraquat a partir de 22 de setembro


Pesquisa

Tocantins soma 59 pesquisas científicas autorizadas em Unidades de Conservação estaduais



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira