Wednesday, 16 de October de 2019

GERAL


Brasil

Ministérios formam subgrupo de comunicadores para dar início à campanha articulada contra a dengue

14 Jan 2011

Sob a coordenação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e do Ministério da Saúde, os assessores de imprensa e de comunicação das 13 pastas que formam o grupo interministerial contra a dengue começaram a trabalhar nas ações integradas de divulgação da campanha contra a doença. Eles serão responsáveis por mobilizar os departamentos de comunicação de entidades parceiras e gestoras de fundações, autarquias e departamentos ligados a cada ministério. Também cuidarão da sinalização dos órgãos públicos federais para que funcionários e visitantes tenham acesso rápido às orientações de cuidados com a doença. Neste começo de ano, há risco muito alto de que 16 estados brasileir os enfrentem epidemia de dengue.
 
Entre as estratégias a serem adotadas está a adoção de mensagem de espera contra a dengue nos sistemas de telefonia dos órgãos públicos; distribuição de material informativo à população atendida, visitantes e servidores; incorporação das informações sobre a dengue no trabalho das equipes de educação ambiental; afixação de cartazes e banners nos prédios sob a responsabilidade de cada pasta; veiculação das peças publicitárias e selos da campanha nos sites dos ministérios, além de informações nos contracheques e extratos encaminhados ao público e a servidores ativos e inativos. As pastas que tiverem rádios e TVs sob suas responsabilidades também trabalharão na divulgação das peças publicitária s criadas pelo Ministério da Saúde, bem como de entrevistas com especialistas no tema que possam orientar a população.
 
O Ministério da Defesa foi um dos primeiros a anunciar as medidas já adotadas. Mensagem encaminhada a todos os comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica orienta os militares a manterem as instalações das Forças Armadas livres de criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença) e a repassar as informações sobre prevenção e cuidados com a doença aos seus quadros. A Rádio Verde Oliva, do Exército, também deve incluir em sua programação mensagens e orientações sobre a dengue.
 
O grupo discutiu ainda a inclusão da rede nacional de Superintendências de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCONs) na estratégia de mobilização; a criação de um hotsite com subsídios para que comunicadores de órgãos federais, estaduais e municipais em todo o país possam replicar as informações sobre a doença; a sinalização de elevadores públicos e privados nos prédios federais, bem como de pontos de descanso de caminhoneiros e paradas de ônibus interestaduais. Caberá ao Ministério da Saúde ajudar na produção das peças, em diferentes mídias, a serem utilizadas pelas pastas parceiras.


 
Esforço conjunto

O subgrupo de comunicadores é o reflexo do grupo ministerial criado, por determinação da presidenta Dilma Rousseff, para integrar às ações de saúde esforços em áreas como educação, turismo, saneamentos básico e ambiental.
 
Segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha, responsável pela coordenação deste trabalho, a dengue não será vencida se não contar com a proatividade de todos os setores. “Cada pasta trabalhará dentro de sua área de atuação, mas de forma articulada, pois a dengue não é só um desafio para o setor saúde. A ideia é dar visibilidade aos métodos de prevenção e controle, de forma a garantir a mudança nos hábitos da população e o atendimento rápido e de qualidade às pessoas que desenvolverem a doença”, explica.
 
Estão ao lado da Saúde neste esforço concentrado a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e os ministérios das Cidades, Defesa, Educação, Integração Nacional, Justiça, Meio Ambiente, Turismo, Transportes, Previdência Social e Desenvolvimento Social. (Informações da Agência Saúde)

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Bóreas

Polícia Civil deflagra “Operação Bóreas" em Araguaína de combate ao tráfico e crime organizado

As investigações tiveram início após as ondas de violência ocorridas na cidade em setembro passado.

TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira