Saturday, 16 de February de 2019

GERAL


Tocantins

MPF faz recomendação para que governo do Tocantins suspenda as exonerações para todos os profissionais que atuam nas unidades hospitalares

13 Jan 2019    23:40    alterado em 13/01 às 23:40
MPF faz recomendação para que governo do Tocantins suspenda as exonerações para todos os profissionais que atuam nas unidades hospitalares

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao governador Mauro Carlesse e ao secretário de Estado da administração Edson de Oliveira a suspensão da exoneração de todos os profissionais que atuam nas unidades hospitalares.

No dia primeiro de janeiro de 2019, o governado do Tocantins declarou extintos os Termos de compromisso de serviço público temporário firmados pelo Estado, exonerando diversos servidores, inclusive profissionais lotados no Hospital Geral de Palmas e no Hospital Público Infantil de Palmas, prejudicando demasiadamente o funcionamento dessas unidades.

O Conselho Regional de Medicina relatou ao MPF que, após as exonerações, tanto no Hospital Geral quanto no Hospital Infantil havia médicos fazendo plantão há mais de 36 horas para não deixar pacientes desassistidos. O Conselho relatou ainda que mais de 80% dos profissionais de enfermagem tiveram seus contratos extintos e que dos cinco cirurgiões pediátricos, três eram contratados.

A fim de garantir o atendimento à população, o MPF recomenda a suspensão das exonerações dos profissionais lotados em unidades hospitalares e que a suspensão dure pelo menos o mês de janeiro, para que, em conjunto com a área técnica, haja um dimensionamento adequado de pessoal.
Caso, após estudos técnicos, entendam que o dimensionamento ideal comporta cortes em alguma área, recomenda ainda que as eventuais rescisões contratuais produzam efeitos a partir da escala mensal subsequente, possibilitando o planejamento das unidades e dos profissionais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.

CPI do PreviPalmas

Líderes dos blocos, Freitas e Negreiros, indicaram novos membros da CPI do PreviPalmas

A indicação de pelo menos três novos membros é necessária, visto que o ex-presidente da Comissão, Júnior Geo (PROS), e o ex-membro Léo Barbosa (SD), foram eleitos deputados estaduais.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira