Wednesday, 21 de October de 2020

GERAL


Indígenas Venezuelanos

MPF/TO se reúne com outros órgão responsáveis em força tarefa para acolher indígenas venezuelanos da etnia Warao em Palmas

22 Nov 2019

Na manhã desta sexta, 22, ocorreu no auditório da Procuradoria da República no Tocantins uma reunião entre o MPF, o Secretário do Trabalho e Ação Social do Tocantins (SETAS), José Messias, a Secretária de Desenvolvimento Social do Município de Palmas (SEDES), Valquiria Rezende, o Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU), Durval Ribeiro da Silva Júnior, a representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Sara Sánchez, o representante do Centro Social Carmelita, Frei Felisberto, bem como representantes da Defensoria Pública do Tocantins, dDistrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), da Defesa Civil do Município de Palmasda Fundação Nacional do Índio (Funai), dos Conselhos Tutelares de Palmas e dExército, com a finalidade de discutir sobre o acolhimento aos refugiados indígenas venezuelanos da etnia Warao que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Palmas.

Durante a reunião, foi pontuado que a questão em debate tem duas dimensões, uma emergencial, a respeito do acolhimento desses indígenas no momento, e outra a longo prazo, a respeito da permanência ou não deles no Brasil, sendo que o enfoque desta reunião seria atendimento imediato.

Após uma primeira reunião sobre o tema, realizada na última terça-feira, dia 20/11/2019, a Arquidiocese de Palmas disponibilizou o Centro Social Carmelita, localizado no distrito de Luizimangues, em Porto Nacional, para o abrigo dessas pessoas. A SEDES afirmou que buscará celebrar um termo de compromisso com a Arquidiocese de Palmas para a disponibilização de cestas básicas por um período de até 3 meses. A Defesa Civil ficará responsável pelo recebimento e triagem de doações da sociedade civil destinadas aos Warao. Já no que diz respeito à saúde dos e das indígenas, foi discutida a questão da vacinação das crianças, chegando-se a um entendimento de que a fixação num abrigo adequado permitirá uma melhor atuação das equipes de saúde.

Considerando que a comunidade deverá ser abrigada no distrito de Luzimangues, alguns serviços públicos ficarão a cargo do município de Porto Nacional, motivo pelo qual o MPF oficiou o prefeito daquela cidade, recomendando que seja prestado atendimento aos indígenas. No que tange à mobilidade urbana, a SESMU informou que verificará com a empresa de transporte urbano que atua na região a possibilidade de disponibilizar algum desconto ou isenção temporária para que os Warao utilizem o transporte público.

A SETAS e o Exército verificarão a possibilidade de disponibilizar tendas para a estruturação de um ambiente para refeitório no Centro onde os indígenas serão acolhidos. Após debates, foi definido que, imediatamente após a reunião, uma comissão dos indígenas visitará o local disponibilizado para acolhimento. Caso eles aceitem se abrigar lá, serão feitas pequenas adequações e durante o fim de semana serão levados para o Centro Social Carmelita. Além disso, serão criados dois grupos de trabalho: um para o acolhimento e outro para pensar e construir um protocolo de atendimento para os próximos refugiados e imigrantes estrangeiros que poderão chegar ao Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.

Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos


Saúde

Saúde divulga campanha que estimula os servidores públicos à doação de sangue



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira