Monday, 21 de September de 2020

GERAL


Mulheres

02 Mar 2011

Às vezes, sinto saudades das mulheres de outrora. Não que as considere melhores que as atuais, mas me agrada a forma como se portavam em público e também em particular. A meiguice, a doçura, a sutileza... Havia mais discrição e timidez. Na adolescência, gostava de ver algumas ruborizarem ao ouvir piadinhas que eram contadas secretamente em rodas só de meninas. Existia um pudor saudável que nos protegia de muitos perigos. Hoje, infelizmente, já não é mais assim. Muitas mulheres ficaram grosseiras, sem modos. Falam palavrões, fumam na via pública, caem embriagadas nas baladas. Que horror! Que triste! O que está acontecendo conosco?

Obviamente não concordo com o tipo de vida que as mulheres de antigamente eram forçadas a aceitar. Humilhações, embaraços, violência, discriminação. Mas, isso não quer dizer que eu aprecie as opções de várias das mulheres modernas. Liberdade sexual confundida com promiscuidade, falta de higiene, drogadição, alcoolismo. A maternidade sendo decorrente do descuido, do pouco caso, do tanto faz. Uma irresponsabilidade completa, vergonhosa. Dá pena conhecer os filhos dessas mulheres inconsequentes e despreparadas. Falta vergonha na cara daquelas que deveriam saber impor respeito. E a população generaliza, fadando outras ao mesmo tratamento indecoroso.

A mulher não precisa “armar barraco” para ser respeitada. Ela pode fazer isso falando baixo e sendo firme em seus princípios. Não há necessidade de buscar autoafirmação estragando sua saúde com bebidas, cigarros, dietas absurdas, plásticas desnecessárias. A maior riqueza é aquela que trazemos dentro de nós mesmas. A nossa delicadeza, o apreço pelo outro, a compaixão, o olhar amoroso, a alegria espontânea, o trabalho edificante, a ação que promove, a correção que educa, a ternura que abraça o mundo.

Para que sermos tão agressivas, competitivas, coléricas? Por que deixamos de lado a nossa feminilidade? Será que estamos com medo de sermos nós mesmas? Ou querem me convencer que a mulher moderna está feliz com a postura que adotou de uns anos para cá? Nossos lares nunca estiveram tão desestruturados. Nossos filhos abandonados à própria sorte. Nossos homens amedrontados, travando verdadeiras batalhas para não avançarmos em seu espaço ou tomarmos seus empregos. Será que isso é bom? A guerra dos sexos fará a alguém vitorioso ou servirá para destruir relacionamentos estáveis e satisfatórios?

Nós não temos que provar nada. Só estamos sofrendo, não é mesmo? Vamos deixar a armadura de lado e voltar a ser simplesmente mulheres. A humanidade agradecerá por isso!

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 128 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.917 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.544 casos confirmados. Destes, 46.511 pacientes estão recuperados, 16.166 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 867 pacientes foram a óbito.

Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio

Neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu em entrevista à revista Capricho, explica que a “DM Aberta”, apesar da boa intenção, não deve ser apresentada como uma ajuda eficiente para quem pensa em suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira