Monday, 14 de October de 2019

GERAL


Saúde

Natação para bebês trás vários benefícios, diz especialista

15 Aug 2012

A natação para bebês, segundo a educadora física e fisioterapeuta, Cristiane de Lima, pode ser iniciada a partir dos três meses de vida, quando o bebê responde com mais tranquilidade por ainda haver uma pequena lembrança da vida uterina. “Só que a piscina tem que ser exclusiva e tratada de forma diferenciada (temperatura, produto químico etc). Por isso, a idade mais adequada é a partir dos seis meses de vida, pois nessa idade o bebê já tem uma melhor formação do quadro imunológico, ficando menos susceptível a doenças”, explica a especialista.

Ainda de acordo com a especialista, são vários os benefícios que a natação traz para o bebê. “O objetivo da natação para bebês não é fazê-lo nadar algum estilo, ele aprende a sobreviver caso caia na água por acidente (fator causador de muitos óbitos), recebe estímulo motor, visual, auditivo e verbal, estimula o apetite, tranquiliza o sono e dependendo do caso, pode até mesmo prevenir alergias, bronquite e rinite, ganham equilíbrio corporal, aprendem cores, tamanhos, texturas, objetos, músicas e se sociabilizam com outras crianças”, afirma Cristiane.

Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina, conta a especialista, que segundo ela, esse acompanhamento é importante para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso. “Como o bebê novo necessita de colo, e geralmente não sabem se sustentar com boias e/ou outro tipo de objeto flutuador, é necessário que um responsável entre na água, isso melhora inclusive a aproximação/afetividade entre pai, filho e até mesmo com o professor. O trabalho é de estímulos e resposta, os pais aprenderão estimulá-los durante a aula, na hora do banho e principalmente nas horas de recreação na piscina em casa, clubes etc.”, conta a educadora física.


As aulas
Ainda de acordo com Cristiane, o trabalho com o bebê durante as aulas compreende saltos da borda da piscina, flutuação com boias, coletes, pranchas, flutuação de costas, apoio com sustentação na borda da piscina, enfim, é um treinamento de sobrevivência caso a criança caia acidentalmente na piscina, tudo de forma lúdica e tranquila. “Ao contrário do que muitos pais pensam, quanto mais cedo a criança for estimulada no meio liquido, melhor e mais rápida será a resposta, sem contar os inúmeros benefícios na saúde como problemas respiratórios, comportamentais, obesidade e muitos outros”, finaliza Cristiane.

A empresa
Acqua Chryss é um espaço desenvolvido para exercícios aquáticos, como natação para todas as idades e hidroginástica. Consta de uma piscina equipada, aquecida e coberta. Vinda do Mato Grosso do Sul, a profissional responsável, atua há mais de 20 anos no ramo, graduada em Fisioterapia e pós graduada em Educação Física . É certificada pelo Programa de Certificação Internacional de Instrutores de Fitness Aquático pela AEA (Acquatic Exercise Association). Outras informações no telefone 63-3026-3626.

 

Foto: Reprodução

COMPARTILHE:


Confira também:


Campo

Carlesse lança plantio da safra 2019/2020 e destaca investimentos do agronegócio no Tocantins

Safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 milhões de toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior

Investimentos

Governador Mauro Carlesse recebe executivos da VLI e conhece novos projetos da empresa para o Estado

Na oportunidade, Governador convidou os executivos a participarem da audiência pública sobre a construção da Transbananal, em Gurupi, no próximo dia 18



Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira