Friday, 25 de September de 2020

GERAL


Campo

Natividade, Silvanópolis e Monte do Carmo recebem ações de controle da raiva dos herbívoros

26 Jul 2019
Natividade, Silvanópolis e Monte do Carmo recebem ações de controle da raiva dos herbívoros

Com o objetivo no controle da raiva dos herbívoros, equipes técnicas da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) iniciaram na última terça-feira, 23 e segue até o próximo dia 30, um trabalho de atendimento a demandas de produtores rurais dos municípios de Natividade, Silvanópolis e Monte Carmo.

Durante estes dias, os técnicos estão percorrendo fazendas, orientando os produtores rurais sobre os riscos de transmissão da raiva para o ser humano e realizando o monitoramento e cadastro de abrigos, controle populacional de morcegos hematófagos (principal transmissor da raiva) em cavernas, bueiros, cisternas abandonadas, ocos de árvores e outros locais onde os morcegos costumam construírem abrigos.

O trabalho da equipe da Adapec requer atenção e dedicação. Nesta quinta-feira, 25, eles realizaram captura de morcegos hematófagos em uma grande caverna, localizada na fazenda Mata Virgem, de propriedade do senhor Walmor Flores, que disse que este tipo de ação realizada pela Agência reflete na diminuição dos ataques de morcegos aos seus animais. “É um trabalho feito com muita dedicação e que a gente percebe imediatamente os efeitos dele na queda do número de ataques aos animais”, disse o produtor rural.

A Adapec orienta os produtores rurais para que quaisquer sinais de ataques de morcegos hematófagos notifiquem imediatamente a Agência. Vale destacar que a forma mais segura de prevenção contra a raiva é a vacinação anual do rebanho.

Sintomas

O animal que é infectado pelo morcego hematófago, apresenta alguns sintomas como isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Em caso de dúvida ou denúncia em relação a defesa agropecuária, o produtor deve procurar o escritório da Adapec mais próximo ou entrar em contato por meio do Disque Defesa no número 0800 63 11 22.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 670 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 199.194 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.354 casos confirmados. Destes, 48.564 pacientes estão recuperados, 15.889 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 901 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro

São previstos R$ 25,8 mi em obras de infraestrutura nos setores Santa Fé, Morada do Sol I, II e III dentro do Programa de Requalificação Urbana


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira