Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

GERAL


TCT

Naturatins e CETESB renovam cooperação técnica

17 Jan 2018

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 17, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que foi renovado o Termo de Cooperação Técnica - TCT celebrado junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). O Termo Aditivo beneficia o interesse no intercâmbio de conhecimento, entre técnicos da área ambiental de vários órgãos do Tocantins com a equipe da companhia paulista. Esse documento foi publicado na segunda-feira, 15, dando vigor a prorrogação do prazo de vigência do TCT nº 015/2015 por mais 24 (vinte e quatro) meses.

Por meio da cooperação, que objetiva o desenvolvimento integrado de estudos ambientais e de auxílio na execução de programas, projetos e atividades relacionadas ao meio ambiente, já houve a realização de cursos e palestras, como a de elaboração dos Valores de Referência de Qualidade do Solo e Águas Subterrâneas - VRQs, ministrada por representantes da CETESB, em Palmas. Na ocasião, 17 (dezessete) técnicos de instituições da esfera estadual e municipal tiveram oportunidade de participação.

Representando o Naturatins, o vice-presidente Edson Cabral assinou o Termo Aditivo, que considera de grande relevância para o corpo técnico ambiental do Estado. "Essa cooperação contempla o intercâmbio de conhecimentos essenciais à elaboração e execução de programas de gestão, monitoramento e avaliação de estudos ambientais, o que torna pertinente a prorrogação da vigência do termo celebrado", declarou Cabral.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Aldaires Rodrigues Pacheco, destacou um dos treinamentos oferecidos, por meio da cooperação. "O Termo de Cooperação Técnica com a CETESB constitui um importante instrumento que facilita o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na questão ambiental. Foi atendida, por exemplo, uma demanda de capacitação profissional no Estado, com o treinamento sobre Valores de Referência de Qualidade do Solo e Águas Subterrâneas (VQRs). Ficamos contentes com a efetividade do TCT e com sua renovação. Isso vislumbra novas capacitações a serem concretizadas", afirmou.

Além de servidores do Naturatins, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Fundação Municipal de Meio Ambiente - Palmas, da Universidade Federal do Tocantins, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e da Secretária de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado já receberam treinamentos resultados dessa cooperação.

De acordo com informações da assessora Técnica de Planejamento do Naturatins, Helena Santana, a partir da publicação do Extrato do Aditivo, no DOE nº 5.031/2018, os cooperados estão aptos a promover novas oportunidades de capacitações.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

5

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

4

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira