Tuesday, 17 de July de 2018

Tuesday, 17 de July de 2018

GERAL


TCT

Naturatins e CETESB renovam cooperação técnica

17 Jan 2018

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 17, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que foi renovado o Termo de Cooperação Técnica - TCT celebrado junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). O Termo Aditivo beneficia o interesse no intercâmbio de conhecimento, entre técnicos da área ambiental de vários órgãos do Tocantins com a equipe da companhia paulista. Esse documento foi publicado na segunda-feira, 15, dando vigor a prorrogação do prazo de vigência do TCT nº 015/2015 por mais 24 (vinte e quatro) meses.

Por meio da cooperação, que objetiva o desenvolvimento integrado de estudos ambientais e de auxílio na execução de programas, projetos e atividades relacionadas ao meio ambiente, já houve a realização de cursos e palestras, como a de elaboração dos Valores de Referência de Qualidade do Solo e Águas Subterrâneas - VRQs, ministrada por representantes da CETESB, em Palmas. Na ocasião, 17 (dezessete) técnicos de instituições da esfera estadual e municipal tiveram oportunidade de participação.

Representando o Naturatins, o vice-presidente Edson Cabral assinou o Termo Aditivo, que considera de grande relevância para o corpo técnico ambiental do Estado. "Essa cooperação contempla o intercâmbio de conhecimentos essenciais à elaboração e execução de programas de gestão, monitoramento e avaliação de estudos ambientais, o que torna pertinente a prorrogação da vigência do termo celebrado", declarou Cabral.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Aldaires Rodrigues Pacheco, destacou um dos treinamentos oferecidos, por meio da cooperação. "O Termo de Cooperação Técnica com a CETESB constitui um importante instrumento que facilita o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na questão ambiental. Foi atendida, por exemplo, uma demanda de capacitação profissional no Estado, com o treinamento sobre Valores de Referência de Qualidade do Solo e Águas Subterrâneas (VQRs). Ficamos contentes com a efetividade do TCT e com sua renovação. Isso vislumbra novas capacitações a serem concretizadas", afirmou.

Além de servidores do Naturatins, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Fundação Municipal de Meio Ambiente - Palmas, da Universidade Federal do Tocantins, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e da Secretária de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado já receberam treinamentos resultados dessa cooperação.

De acordo com informações da assessora Técnica de Planejamento do Naturatins, Helena Santana, a partir da publicação do Extrato do Aditivo, no DOE nº 5.031/2018, os cooperados estão aptos a promover novas oportunidades de capacitações.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

24

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

18

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Emprego

Semana começa bem com a oferta de 84 vagas pelo Sine Palmas

Quem tiver interesse em concorrer a uma das vagas é preciso estar atento

Capital

Prefeitura substitui lâmpadas tradicionais por luminárias de LED

além da economia de quase 30% de energia, as luminárias de LED têm vida útil de dez anos e manutenção quase zero



Educação

Estudantes que participaram do Enem a partir da edição 2010 podem concorrer a vagas em cursos superiores pelo Fies e P-fies

Para se inscrever nas modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos.


Política

Vereador Folha coloca seu nome à disposição do PSD e afirma que é pré-candidato

Presidente da Câmara de Palmas e vereador pelo terceiro mandato consecutivo, Folha esteve em sua cidade, Tocantinópolis, nos últimos dias, de onde voltou com a certeza de que disputará a vaga na Assembleia Legislativa.


Viver

Cine-Teatro do CEU oferece programação especial na temporada de férias inclusive com filme em Libras

Os filmes para a temporada de férias atendem em especial as crianças e jovens e, mesmo sem restrição de idade, recomenda-se que os menores de idade sejam acompanhados dos pais ou responsáveis.


ESTADO

Brigadistas municipais já estão aptos para combater queimadas nesta estiagem


ESTADO

Operação reúne entidades e promove fiscalização em bares de Dianópolis


ESTADO

Tocantins terá investimento de R$ 6,25 milhões para o segundo ciclo do Progestão


Viver

Colônia de Férias do SESI recebe mais de 230 crianças participantes na edição 2018 em Araguaína


ESTADO

Prefeita Cinthia dá posse a novo secretário da Casa Civil de Palmas


ESTADO

Balada Segura intensifica ações durante o Palmas Férias



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira