Thursday, 18 de July de 2019

GERAL


2ª Mosarq

Natureza e meio urbano com muito conforto e estilo

24 Jun 2008

Quem já visitou a 2ª Mostra de Arquitetura do Tocantins - Mosarq pôde conferir a qualidade do trabalho de profissionais da arquitetura e design do Estado. A mostra, que teve início na última sexta-feira, 20, está sendo realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, em Palmas, e estará aberta à visitação até o dia 5 de julho. O local, segundo a coordenadora do evento, a arquiteta Mônica Avelino, é um lugar privilegiado, que envolve a natureza e o meio urbano. Outra vantagem que o local oferece, segundo Mônica, é o fato de estar muito próximo ao Córrego Brejo Comprido, que, para ela, é de grande importância para a cidade.

A primeira edição da mostra em 2006 teve como foco edifícios e escritórios comerciais, com o tema Escritórios Contemporâneos. Já na segunda edição, o principal foco é a preservação do meio ambiente. O evento este ano tem dois objetivos principais. “A primeira proposta é integrar o trabalho ao meio ambiente na doação das edificações que foram construídas e que vão ficar para a cidade. A segunda estratégia da Mosarq é a gestão integrada entre poder público e iniciativa privada”, explica Mônica.

Vários talentos estão mostrando seu trabalho de uma forma própria e especial. Para Alexandre Milhomem, arquiteto que participa pela segunda vez da mostra, a Mosarq faz com que a cidade de Palmas e seus talentos sejam valorizados, além de mostrar para a população que a cidade já tem capacidade e fornecedores para atender às suas necessidades. Alexandre elogia o evento e diz que, apesar de já ter seu trabalho reconhecido fora do Estado, pois participava da Casa Cor Goiás, a Mosarq oferece a ele a oportunidade de mostrar seu trabalho e de interagir com o público daqui.

 

Decoração

Além de Alexandre Milhomem e Mônica Avelino, outros 33 profissionais - entre arquitetos, decoradores e designers do Tocantins - estão participando do evento. Foram preparados diversos ambientes, todos com produtos e objetos de decoração que podem ser encontrados no mercado local.

Mas o forte na decoração fica por conta de materiais naturais e ecologicamente corretos. Quase todos os ambientes utilizaram madeiras, laminados ou MDF em sua composição. Segundo Alexandre, a atual onda ambiental já puxa para que a madeira esteja sendo usada na decoração de ambientes. “Não digo que seja uma tendência o uso da madeira porque é uma coisa que já está no mercado, já chegou e já ficou”, acrescenta. Mas o arquiteto alerta que a madeira deve ser usada desde que seja de forma sustentável e devidamente certificada.

Alexandre ainda dá a dica de que, hoje em dia, pode-se perfeitamente misturar materiais e estilos, como ele fez em sua cozinha, unindo o rústico com o clássico. O importante, segundo ele, é usar o material na quantidade certa, sem exageros. Para isso, o arquiteto ressalta a importância de se contratar um profissional na hora de decorar um ambiente. “O profissional tem esse conhecimento geral do que é usado e de como deve ser usado”, justifica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira