Wednesday, 19 de February de 2020

GERAL


O Caupi no Tocantins

17 Dec 2008

Apesar de ser mais associado à agricultura familiar, o feijão-caupi, também conhecido como feijão de corda, feijão trepa-pau, feijão fradinho etc., vem atualmente, no Estado do Tocantins, despertando o interesse dos produtores, principalmente nas regiões da Lagoa da Confusão e Pedro Afonso, onde há um maior uso de tecnologias. Esse crescente interesse é devido à regularidade de preço e mercado que alcança o produto, chegando a ser vendido, a saca de 60 kg, a um preço de R$ 300,00.

No Estado, a produtividade média alcançada é de 524,00 kg/ha, porém, os produtores da Lagoa da Confusão têm alcançado uma produtividade de 1800 kg/ha, em condições de irrigação, com 4.500 ha plantados. Já, na região de Pedro Afonso, com aproximadamente 1200 ha plantados, os produtores chegam a alcançar 900 kg/ha, em condições de sequeiro. O mercado para essa produção é Anápolis, Belém e estados do Nordeste, onde, apesar de haver uma boa produção, o consumo é alto e a oferta do produto não é suficiente. O abastecimento do mercado interno estadual está mais associado aos pequenos produtores.

A Embrapa, juntamente com os parceiros estaduais, Seagro, Ruraltins e UFT, começou, há dois anos, trabalhos experimentais visando à validação de cultivares, pois o plantio de cultivares para o Estado tem sido realizado por inferência da avaliação de cultivares em outras regiões, devido à inexistência de avaliações de ensaios de feijão-caupi na região. O melhoramento do feijão-caupi tem sido voltado, principalmente, ao aumento da produtividade, resistência a doenças, principalmente às viroses, à qualidade do grão e à arquitetura da planta.

No campo da pesquisa, nos últimos dois anos, além dos testes de cultivares, foram testadas lâminas d’água, tendo em vista a produção no período seco, quando a oferta do produto é muito pequena, e foram testados também o uso de inoculantes, com o objetivo de diminuir o uso de adubos.  No ano em curso, foram testados, em três locais do Estado, 60 cultivares do feijão-caupi do tipo Sempre Verde, Fradinho e de Porte Ereto, necessitando de mais dois anos de observação. Para os próximos dois anos, continuarão os testes de validação, com a previsão de lançamento de cultivares recomendadas para as condições locais.

Serão também montadas Unidades Demonstrativas em sete regiões do Estado, coordenadas pelo Ruraltins, visando testar, em nível de produtor, as cultivares de feijão-caupi atualmente recomendadas para cultivo em outros estados, e conhecer a opinião do produtor sobre as novas cultivares, principalmente sobre a qualidade de grão, perspectiva de mercado e valor comercial.

Com essas ações, esperamos obter cultivares melhoradas para as condições locais, aprimorando a qualidade e produtividade dessa cultura, e contribuindo para geração e aumento de emprego e renda dos produtores.

COMPARTILHE:


Confira também:


Redução de cobrança

Nova notificação do Procon à BRK Ambiental solicita explicações sobre funcionamento e prazos de lei

Nesta terça-feira, 18, o Procon Tocantins realizou nova notificação contra a BRK Ambiental exigindo explicações sobre funcionamento, prazos, pagamento e ressarcimento referente a Lei Municipal 2.540/2020 que reduz o valor da tarifa de esgotamento

BRB

Tocantins será o primeiro estado da região Norte a contar com agências do Banco de Brasília

Instituição vai oferecer linhas de crédito com juros competitivos


Sanidade

Adapec emite Nota Técnica sobre caso Mormo em Formoso do Araguaia

A Adapec vem tomando todas as medidas sanitárias cabíveis de acordo as legislações vigentes, com o objetivo de controlar, prevenir e impedir a disseminação da enfermidade.


ALETO

Júnior Geo destina emendas parlamentares para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação

De acordo com Geo, os investimentos nessa área são necessários por acreditar no poder de mudança que a educação de qualidade pode proporcionar para a sociedade.


CCJ

Medida Provisória cria quadro administrativo da Unitins em Paraíso


Saúde

Governo realiza prestação de contas da Saúde na Assembleia Legislativa


Economia

Fecomércio Tocantins recebe Banco de Brasília para assinatura de Termo de Cooperação


Saúde

HRM realiza seu primeiro mutirão do Opera de 2020


Exemplo

Risoterapia leva sorrisos aos pacientes internados no HGP


Fique atento

Energisa alerta para cuidados com a rede elétrica durante o Carnaval



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira