Wednesday, 13 de November de 2019

GERAL


O natural e o inesperado: ambos inaceitáveis

09 Feb 2011

Ainda cedo da noite do dia 21 de janeiro chega-me a notícia da morte de Ana Lopes de Sousa Rosário (Naninha do Lalô).  Esta aos 65 anos, matriarca de uma família radicada em Paraíso do Tocantins, da qual tive a honra de ter sido vizinha e amiga. Foi morte natural, resultado de alguns meses de sofrimento onde, esposo, filhos, netos, genros, noras e amigos se retorciam de dor e compaixão. Velada ainda estava, quando naquela mesma noite, tão sombria, acontecia, sem que aquela comunidade pudesse sonhar, uma tragédia que ao ser descoberta na manhã seguinte, chocou a cidade e ecoou em todo o estado do Tocantins. Brutalmente, a vida de Gustavo Arruda Ferreira ceifou-se aos 24 anos, no auge de sua juventude; impiedosamente foi arrancado do seio de sua família que dilacerada chorou e chora sua falta. Tornando-se mais trágico ainda quando a família se deparou com o corpo inerte do filho no bagageiro de um carro em uma certa estrada ao amanhecer do dia.

De um lado, a cidade cobria-se de luto por aquela senhora pioneira, mulher trabalhadora que vira a cidade crescer e dera toda sua contribuição para o crescimento da mesma como comerciante que fora e pecuarista por convicção.

Do outro lado um jovem, filho do lugar, que apesar da pouca idade contribuiu também para que a cidade crescesse em harmonia e com muita alegria. Teria certamente muitos sonhos, como namorar, casar-se, ser pai, construir uma vida onde pudesse também ver seus filhos crescerem, correndo, brincando, estudando, passando pela adolescência, juventude e tornando-se adultos, pois esta é a ordem natural da vida. Contudo, frustradas estas possibilidades, encerra precocemente seu ciclo de vida.

Naquele sábado, toda a cidade perplexa ficou. A movimentação foi grandiosa, e ambos foram velados em salões, situados a pouca distancia na praça da matriz, comovendo todos que por ali passavam.

O que será de uma sociedade que atingida brutalmente por insanos que sufocam com suas ações aqueles que nada tem a ver com tamanha insanidade, fazendo sofrer a dor e a desolação que somente a fé e o poder vindo do Pai poderão trazer consolo e força para não se desesperar? Esta, por sua vez responde com a voz do desejo de justiça no momento em que une-se em busca daquilo que todos almejam: a PAZ para dar  continuidade à vida numa sociedade mais justa,  mais sadia e mais prazerosa. É o que todos nós desejamos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

Instituições de todas as regiões realizam ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado dia 23

Dpvat

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

A MP extingue também o Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não (DPEM).



Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde.


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte

A obra beneficiará a área comercial e residencial das Quadras Arnes 61 (504 Norte), 51 (404 Norte), 53 (406 Norte) e 63 (506 Norte)


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins

Um dos principais compromissos será na sede da Daymon, onde vão discutir o potencial de negócios de marcas e produtos para exportação


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020


Agrotóxicos

Tocantins apresenta cenário sobre controle de agrotóxicos durante evento em Florianópolis


Saúde

Secretário da Saúde recebe comitiva do Hospital do Amor


Sesau

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira