Monday, 21 de September de 2020

GERAL


O natural e o inesperado: ambos inaceitáveis

09 Feb 2011

Ainda cedo da noite do dia 21 de janeiro chega-me a notícia da morte de Ana Lopes de Sousa Rosário (Naninha do Lalô).  Esta aos 65 anos, matriarca de uma família radicada em Paraíso do Tocantins, da qual tive a honra de ter sido vizinha e amiga. Foi morte natural, resultado de alguns meses de sofrimento onde, esposo, filhos, netos, genros, noras e amigos se retorciam de dor e compaixão. Velada ainda estava, quando naquela mesma noite, tão sombria, acontecia, sem que aquela comunidade pudesse sonhar, uma tragédia que ao ser descoberta na manhã seguinte, chocou a cidade e ecoou em todo o estado do Tocantins. Brutalmente, a vida de Gustavo Arruda Ferreira ceifou-se aos 24 anos, no auge de sua juventude; impiedosamente foi arrancado do seio de sua família que dilacerada chorou e chora sua falta. Tornando-se mais trágico ainda quando a família se deparou com o corpo inerte do filho no bagageiro de um carro em uma certa estrada ao amanhecer do dia.

De um lado, a cidade cobria-se de luto por aquela senhora pioneira, mulher trabalhadora que vira a cidade crescer e dera toda sua contribuição para o crescimento da mesma como comerciante que fora e pecuarista por convicção.

Do outro lado um jovem, filho do lugar, que apesar da pouca idade contribuiu também para que a cidade crescesse em harmonia e com muita alegria. Teria certamente muitos sonhos, como namorar, casar-se, ser pai, construir uma vida onde pudesse também ver seus filhos crescerem, correndo, brincando, estudando, passando pela adolescência, juventude e tornando-se adultos, pois esta é a ordem natural da vida. Contudo, frustradas estas possibilidades, encerra precocemente seu ciclo de vida.

Naquele sábado, toda a cidade perplexa ficou. A movimentação foi grandiosa, e ambos foram velados em salões, situados a pouca distancia na praça da matriz, comovendo todos que por ali passavam.

O que será de uma sociedade que atingida brutalmente por insanos que sufocam com suas ações aqueles que nada tem a ver com tamanha insanidade, fazendo sofrer a dor e a desolação que somente a fé e o poder vindo do Pai poderão trazer consolo e força para não se desesperar? Esta, por sua vez responde com a voz do desejo de justiça no momento em que une-se em busca daquilo que todos almejam: a PAZ para dar  continuidade à vida numa sociedade mais justa,  mais sadia e mais prazerosa. É o que todos nós desejamos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 259 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.657 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.423 casos confirmados. Destes, 46.178 pacientes estão recuperados, 16.379 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira