Friday, 22 de February de 2019

GERAL


Educação

Obra ajuda cientistas a entenderem a infinidade de redes que permeiam nosso mundo

14 Jan 2019    21:30
Obra ajuda cientistas a entenderem a infinidade de redes que permeiam nosso mundo

Há uma infinidade de redes permeando nosso mundo e algumas podem ser constituídas por bilhões de componentes que, por sua vez, estão conectados de diversas formas. Para colaborar com os cientistas que investigam essas redes, quatro pesquisadores lançaram o livro Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties. “Na Internet, os computadores são conectados por fibra óptica assim como na sociedade as pessoas são ligadas por laços de amizade. Essas conexões são cientificamente estudadas no campo das redes complexas”, explica um dos autores da obra, o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
 
Embora pareça um assunto complicado, os estudos relacionados a essas redes estão se tornando cada vez mais importantes no mundo e diferentes problemas podem ser solucionados por meio dessa metodologia. Além disso, a aplicabilidade das redes complexas pode resultar em grandes avanços científicos e tecnológicos. “A partir desses estudos podemos ter uma melhor compreensão sobre o câncer e sobre o desenvolvimento de fármacos mais eficientes, por exemplo. Se considerarmos a organização dessas redes, será possível o controle de doenças infecciosas, a criação de meios de transporte mais otimizados e o estudo do cérebro, já que as redes estão presentes por toda parte, desde as interações entre os animais na natureza até as relações entre as células no nosso corpo ou entre as pessoas nas redes sociais”, comenta Francisco. Por se tratar de um tema interdisciplinar, as pesquisas nesse campo têm unido cientistas de diferentes áreas, como matemática, física, biologia, ciências de computação, sociologia, entre outras.
 
A novidade é que essa obra é uma das primeiras a descrever matematicamente como analisar a estrutura das redes complexas formadas por várias camadas. “Nossa colaboração vem crescendo ao longo dos anos e o livro foi uma consequência da interação entre os pesquisadores e os alunos que orientei. As colaborações internacionais são cada vez mais importantes para o intercâmbio de ideias e acredito que os alunos se beneficiam muito da experiência adquirida em realizar pesquisas em grupos internacionais de alto nível”, acrescenta Francisco.

Entre os autores da obra está o presidente da Complex Systems Society e vice-presidente da Network Science Society, Yamir Moreno. Vice-diretor do Institute for Biocomputation and Physics of Complex Systems da Universidade de Zaragoza, na Espanha, Moreno é, ainda, pesquisador líder na ISI Foundation, em Turin, na Itália. Outro pesquisador da ISI Foundation também é autor da obra: Guilherme Ferraz de Arruda, que fez mestrado e doutorado no ICMC sobre orientação do professor Francisco. Completa o time dos autores do livro Emanuele Cozzo, que é pós-doutorando no Instituto de Sistemas Complexos da Universidade de Barcelona.
 
Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties foi lançado em setembro de 2018, durante a Conference on Complex Systems 2018, realizada em Thessaloniki, na Grécia.
 
 
Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira