Sunday, 05 de April de 2020

GERAL


Arte Apagada

Obra do artista plástico Pierre de Freitas é apagada no HGP

05 Feb 2020
Divulgação Obra do artista plástico Pierre de Freitas é apagada no HGP O artista Pierre de Freitas faz pose em frente ao mural que presenteou ao HGP

A reforma que está sendo feita no Hospital Geral de Palmas – HGP não poupou a arte do renomado artista Pierre de Freitas. O grande mural colorido que humanizava o ambulatório do Hospital Geral de Palmas agora deu espaço a uma parede branca. A pintura em acrílico foi presenteada pelo artista com objetivo de alegrar e tornar aquele espaço hospitalar mais humano. O Jornal O GIRASSOL entrou em contato com a direção do HGP para saber os motivos do ocorrido, mas até o momento não teve sucesso. A Superintendência de Cultura ficou de verificar com a direção do HGP sobre o ocorrido mas até o fechamento dessa matéria não se pronunciou.

No final do ano passado o artista foi homenageado com o Festival Pierre de Freitas em Taquaruçu. Logo em seguida o governo do estado promoveu uma exposição no Memorial Coluna Prestes contando sua trajetória de vida e arte. Pierre de Freitas ficou consagrado como um dos artistas mais importantes do Tocantins devido a irreverência e intervenções no centro da capital.

O trabalho de Pierre está espalhado em quase todas as repartições importantes da capital. São diversas telas que compõem o acervo do Palácio Araguaia, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Paço Municipal e em mãos de vários colecionadores de arte espalhados pelo Brasil.

 

Pierre de Freitas - Trajetória

Pierre nasceu em 1967, em Brasília, formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. No Tocantins, atuou como professor da rede pública, e ocupou cargos importantes na área cultural de Palmas. O artista faleceu no dia 15 de janeiro de 2017, vítima de um acidente.

Em resposta ao Jornal O GIRASSOL a Secretaria da Saúde emitiu nota justificando a pintura sobre o painel.

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o serviço de reforma do Ambulatório de Especialidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) foi licitado e aprovado antes da pintura mencionada. Assim, o projeto não previu a obra e a empresa responsável acabou por não preservá-la. A Secretaria lamenta o prejuízo inestimável e reforça a admiração que sente pelo artista tocantinense Pierre de Freitas, bem como o sentimento de agradecimento pelo esforço em tornar o maior hospital do Tocantins mais alegre, vivo e bonito com a sensibilidade de pintura e de suas cores. Palmas, 05 de fevereiro de 2020.

(matéria atualizada às 16:26 com nota da Secretaria da Saúde). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil registra 11.130 casos de covid-19 e 486 mortes

Na região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 417, além de 14 mortes.

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira