Thursday, 22 de October de 2020

GERAL


Sesau

Oficina incentiva descarte adequado de 100% do lixo laboratorial

12 Jun 2015

Com o intuito de sensibilizar cada vez mais servidores a adotar padrões seguros de descarte de resíduos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ofereceu a 60 servidores curso de capacitação em Educação Ambiental em Resíduos Sólidos. 

Em média, 480 kg de resíduos sólidos são gerados por mês no Lacen, resultantes das diversas atividades laboratoriais e que exigem a correta classificação e destinação de resíduos comuns, infectantes, perfuro-cortantes, biológicos e químicos.

O curso faz parte de um plano interno do Lacen de gerenciamento de resíduos sólidos em saúde, que prevê formação continuada e que conta com a colaboração de todos os servidores para o descarte adequado de 100% do lixo produzido pelo laboratório. 

Comitês de incentivo

A partir da capacitação dos servidores e adoção das recomendações do plano interno de gerenciamento de resíduos, está prevista a formação de comitês de incentivo à participação de mais servidores, de modo que todos se tornem responsáveis pelo lixo gerado.

"Esse curso faz parte de um programa que visa a mudança de comportamento, de compreensão sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. Queremos fazer com que os servidores repensem sua conduta em relação ao lixo", explica o facilitador do curso, Antônio Santiago, químico e membro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Lacen.

O plano foi elaborado com base na Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, nas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a técnica em enfermagem do Controle de Qualidade Laboratorial do Lacen, Railda de Cássia Ribeiro Pinto, todo o lixo orgânico e de natureza comum produzido no prédio é encaminhado ao aterro sanitário, enquanto os resíduos contaminados são levados para tratamento e disposição final.


Prevenção de acidentes

No curso, que ocorreu nesta quarta e quinta feira, 10 e 11, em Palmas, os técnicos do Lacen foram alertados sobre a importância da correta classificação, armazenamento e descarte de cada tipo de resíduo como forma de prevenção, inclusive, de acidentes de trabalho envolvendo materiais perfuro-cortantes e exposição a materiais contaminantes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.

Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos


Saúde

Saúde divulga campanha que estimula os servidores públicos à doação de sangue



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira