Saturday, 22 de February de 2020

GERAL


Tecnologia

Oi implanta tecnologia inovadora que amplia em 57 vezes a capacidade de transmissão de dados em sua rede

04 Mar 2015

A Oi iniciou a implantação de uma tecnologia inovadora em sua rede, que vai ampliar em até 57 vezes a capacidade de transmissão de dados em seu backbone (a espinha dorsal de uma rede de telecomunicações). O projeto se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100GB que cobrem uma extensão de 30 mil quilômetros de rede e atendem 12 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Santa Catarina, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Teresina e Brasília. Com isso, o backbone da Oi ganha ainda mais robustez para atender o crescente consumo de dados nos próximos anos, tendência mundial no setor de telecom.

O projeto vai expandir inicialmente em dez vezes a capacidade de transporte de dados da rede da Oi, que passará a ser de 4Tbps (terabytes por segundo). Para se ter uma ideia do que isso representa, em cada Tbps é transportado um volume de dados que equivale ao envio de mais de 270 mil fotos em alta resolução ou 213 DVDs por segundo. A nova tecnologia permite que essa capacidade seja expandida sempre que necessário, podendo ser ampliada em até 57 vezes em relação aos padrões atuais, chegando a 23Tbps.

Com a iniciativa, a Oi se torna a primeira operadora da América Latina a utilizar os equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100Gb. O projeto, que está sendo feito em parceria com a Alcatel-Lucent, foi lançado no final de 2014 e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2015. Além da ampliação da capacidade de transmissão de dados, a nova tecnologia aumentará a segurança e a qualidade do fornecimento dos serviços de telecomunicações da Oi aos seus clientes, ao assegurar três caminhos distintos de conexão na rede da companhia.

Com essa nova capacidade de rede, a Oi está pronta para atender pelos próximos anos ao crescimento de demanda por serviços de telecomunicação, principalmente pelo uso de dados. A Oi vem apresentando forte crescimento na sua oferta de dados para os clientes do Varejo e do segmento de empresas. A receita de dados da companhia para o clientes de varejo de telefonia móvel cresceu 27% no terceiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. No segmento B2B, a Oi foi a operadora que mais cresceu em dados em 2013, segundo o estudo "Analysis of the Brazilian Total Telecommunications Services Market", da consultoria Frost & Sullivan. A companhia foi responsável por 83% desse crescimento, segundo a consultoria. Com a conclusão do projeto, será possível transmitir sinais de vídeo 4K/8K e prover diversos serviços inteligentes e criptografados para clientes corporativos, entre outras iniciativas.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A Oi está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Em setembro de 2014, a empresa possuía, no Brasil, 75 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), dos quais cerca de 49 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 18 milhões no segmento Residencial, 8 milhões no segmento Corporativo. Atualmente, a Oi conta com mais de 1 milhão de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.

A companhia integra, pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Indices, na categoria Mercados Emergentes. A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil. 

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