Saturday, 28 de March de 2020

GERAL


Saúde

Opera Tocantins 2020 é aprovado por unanimidade em reunião do Conselho Estadual de Saúde

14 Feb 2020

Na 255ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), realizada nesta quinta-feira, 13, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foi aprovado por unanimidade o Projeto do Opera TO 2020 que contemplará a realização de seis mil cirurgias eletivas no Estado. Em 2019 o Estado fechou o ano com 5.830 cirurgias eletivas realizadas, superando a meta de 5.171 cirurgias estipuladas para o ano passado.

O Projeto irá priorizar as especialidades de maior demanda e com maior tempo de espera, sendo elas: ortopedia, cirurgia geral, urologia, ginecologia, cirurgia pediátrica, vascular, oftalmologia e cirurgia torácica.

Nos hospitais estaduais será aplicada a premiação do PAGH Cirúrgico, que garante a realização das cirurgias em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins, sempre em horários diferenciados, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo ou em período noturno/madrugada.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, a intenção do Governo é ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir a demanda reprimida de cirurgias eletivas, otimizar a capacidade instalada dos hospitais e principalmente reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas. “Fila sempre teremos, pois a demanda por avaliações e consultas especializadas continuará; a meta é atender este público no menor tempo possível”, disse Tollini.

Além do Programa Opera Tocantins, os procedimentos realizados durante a rotina regular dos hospitais terão seus custos compensados por meio do FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde, contemplados na Portaria MS Nº 3.932/2019.

Pauta

A extensa pauta da reunião do Conselho desta quinta-feira também contou com a apresentação do Plano de Ação Anual para Eliminação da Malária no Tocantins 2020, apresentação da situação atual das intoxicações por agrotóxicos no Estado, manifestação da criação do Curso de Medicina no Campus de Paraíso da Universidade de Gurupi (UNIRG) e os esclarecimentos sobre os resíduos lançados no lago de Palmas pela empresa BRK Ambiental.

Além do gestor da Pasta, participaram da reunião, técnicos da SES, membros e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mario Benício dos Santos, além dos promotores de Justiça Thiago Ribeiro e Araína D’Alessandro. Representantes dos usuários dos SUS, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços e da Saúde no âmbito estadual também participaram da reunião.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Palmas não confirma novos casos nesta sexta-feira, 27

Dados são do Boletim Epidemiológico, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde

Efeitos da Covid-19

Prefeitura adia prazo de impostos e taxas para minimizar efeitos da Covid-19 na economia local

O secretário de Finanças, Rogério Ramos, explicou que a prioridade neste momento é o de investir todos os esforços no enfrentamento à Covid-19 e salvar vidas, mas ao mesmo tempo encontrar alternativas viáveis e seguras para que a roda da economia local con


Pandemia

Encarcerados da CPP de Palmas iniciam o treinamento para confecção de máscaras artesanais para prevenção do coronavírus

As máscaras fabricadas pelas pessoas privadas de liberdade da CPP de Palmas serão distribuídas entre os servidores e população carcerária das unidades prisionais do Tocantins


Quarentena

Comércio reabre dia 30 em Paraíso com restrições sanitárias e de aglomeração

O decreto vigorará enquanto durar a situação de emergência, nos termos do decreto 536/2020, revogando-se as disposições em contrário.


Notícias Falsas

Governo do Tocantins alerta para propagação de notícias falsas durante a pandemia do novo Coronavírus


COVID-19

DPE-TO envia Recomendação ao Estado solicitando fiscalização do serviço de transporte intermunicipal


Kits de Alimentação

Carlesse inicia entrega de kits de alimentos a estudantes da rede estadual


Quarentena

Sefin publica portaria regulando atendimento remoto em diversas áreas


Salários

Prefeitura de Palmas antecipa salário de março dos servidores


Alerta

Consumidor que tiver água ou energia cortada, deve denunciar ao Procon Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira