Saturday, 20 de July de 2019

GERAL


Tocantins

Para fomentar pesquisas na área de combustíveis alternativos, FAPTO celebra parceria com a Patrobras

08 Nov 2012

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) firmou parceria com a Petrobras para desenvolver projeto P & D, com intuito de fomentar pesquisas na área de produção de combustíveis alternativos a partir de resíduos da indústria de petróleo e agroresíduos e também formar recursos humanos na área, a partir da participação de alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

De acordo com a coordenadora, professora Glaucia Eliza Gama Vieira, o projeto atenderá a demanda atual de desenvolvimento de processos tecnológicos para aproveitamento de resíduos e geração de energia alternativa. “Considerando aspectos inovadores como aproveitamento de dióxido de carbono, por exemplo”, explica.
 
A coordenadora ressalta que se tratando de uma pesquisa de P & D, os principais critérios para elaboração do projeto atendem a demanda da parceria empresa e universidade, destacando-se pontos de prospecção de inovação de processos e produtos, bem como, de consolidação da Universidade como referência na área no Estado e no Brasil.

O público alvo é a formação de recursos humanos em uma área de pesquisa e desenvolvimento inovadora no Brasil, e ainda, a população em geral, que poderá ser beneficiada a médio e longo prazo com os resultados da pesquisa, considerando melhorias do ponto de vista ambiental e energético, a partir da destinação adequada de agroresíduos, da introdução de novas tecnologias na área no Estado, uso de novos combustíveis que não contribuem para a intensificação do efeito estufa, entre outros benefícios.

Sobre a parceria com a Petrobras, a coordenadora esclarece que já teve sucesso em um primeiro projeto realizado em 2006, e que dessa vez, em um novo formato de P & D, abrirá muitas oportunidades de desenvolvimento de projetos de pesquisa na UFT, por contribuir para o credenciamento da Universidade na ANP, e consequentemente para o crescimento e fortalecimento da FAPTO, que apóia aos projetos de pesquisa desenvolvidos na UFT.

“Do ponto de vista educacional, a parceria contribuirá para formação de pesquisadores na área, que desenvolverão suas dissertações de mestrado em temas relacionados ao projeto, de monografias, para os alunos de graduação, para avaliação positiva da UFT frente à CAPES, ao MEC, em ocasião de processos de avaliação e até para o direcionamento de recursos desses órgãos para a instituição” conclui.

A próxima etapa do projeto agora, é dar inicio ao detalhamento de metas junto à coordenação da Petrobras, que virá em janeiro visitar à UFT e à FAPTO.


Petrobras
A Petrobrás é uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável. Ao interagir com o meio ambiente e consumir seus recursos naturais, a companhia entende que deve prestar contas à sociedade sobre o impacto de suas atividades na biosfera e contribuir para a melhoria de qualidade de vida da população. Nesse sentido, a empresa tem uma grande responsabilidade socioambiental e investe em programas que, além de defenderem a preservação do meio ambiente, incentivam o desenvolvimento de uma consciência ecológica junto às comunidades.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira