Monday, 28 de September de 2020

GERAL


Especial

Pela terceira vez, tocantinense recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

16 Jul 2015

Medalhista de ouro pela terceira vez na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o estudante Bruno Barros Sousa, da Escola Paroquial São Miguel, de Xambioá, receberá na próxima segunda-feira, 20, a premiação da décima edição da Olímpiada. A cerimônia acontece às 15 horas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
No Tocantins, cerca de 300 jovens já foram beneficiados com medalhas de ouro, prata e bronze, na competição. Na décima edição, o Tocantins recebeu uma medalha de ouro, 12 de prata, 61 de bronze e 107 menções honrosas.

Bruno, de apenas 13 anos, é o octogésimo colocado entre os 500 alunos que tiveram melhor classificação, em nível nacional, na última edição.  Além da medalha, ele também garantiu vaga no Programa Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), para aulas com professores do Ministério da Educação e Cultura e no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC).

Para o coordenador pedagógico da Olímpíada de Matemática, professor Wiliam Carlos de Sousa, a premiação é também uma forma de incentivo aos alunos e para a escola, que sempre tem buscado oferecer um ensino de qualidade aos alunos. "As escolas também ganham muito em premiações como essa. Tanto em reconhecimento, como em materiais de estudo", afirmou.

De acordo com o professor, a cada ano, o aluno tem buscado melhorar seu aprendizado. "Percebemos que ele [Bruno] vem se esforçando bastante para garantir uma ótima colocação e se capacitando para isso. E é esse um dos objetivos da Obmep: incentivar o aluno a estar buscando as melhores colocações e oferecer oportunidades de ensino para que eles tenham uma formação curricular de qualidade", disse.
A rotina de Bruno é regada a muitos estudos, conforme o pai José Lindomar Filho. "Percebemos que é algo que estudar muita matemática é algo que ele gosta. Estamos sempre o incentivando a buscar o melhor, a estudar. Além disso, temos muito orgulho do Bruno por ser um filho dedicado e empenhado nos estudos", contou.

Ansioso para a viagem, Bruno afirmou que está feliz com mais uma premiação. "Sempre gostei de matemática. Estou bastante feliz com mais essa premiação e ansioso para a viagem. Pretendo competir mais vezes da Olimpíada", ressaltou o aluno.

Obmep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 164 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.

Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira