Monday, 28 de September de 2020

GERAL


Perfume sob medida

27 Aug 2008

Quem de nós já não se deparou, em alguma ocasião, em situações do tipo:

- No início do expediente de trabalho, alguém irrompe a sua sala, excessivamente perfumado (a), às 8h?

- Você acabou de sentar para almoçar, e eis que, do nada, aparece alguém encharcado de perfume, senta à mesa e solapa o seu apetite, além de inutilizar o seu dinheiro e fazer você estragar alimento, afinal, você perdeu o prazer de comer.

- Você está se recuperando de uma gripe alérgica no hospital (muito comum na nossa região, em função dos choques térmicos), e recebe uma visita de alguém muito solidário.  Só que, para o seu desconforto, o (a) visitante perfumou-se em demasia.

Pois é, episódios dessa natureza são comuns e corriqueiros nas nossas relações diárias. E causam constrangimentos, além de provocar distúrbios nervosos e indisposições metabólicas.

Tais situações podem e devem ser amenizadas, de alguma forma, por meio de procedimentos práticos convencionados nas boas relações interpessoais, como por exemplo:

1 – apesar de a escolha do perfume ser uma opção particular, é recomendável, porque adequado, que, no início do expediente de trabalho, os excessos sejam evitados, para o bem-estar dos colegas e clientes, sem falar no bom andamento das atividades laborais;

2 – por ocasião das refeições, inclusive das alheias, não é nem chique e nem educado perfumar-se exageradamente. Se você quer impressionar, tudo bem! Então, procure assuntos interessantes/atuais, e comporte-se com boas maneiras à mesa;

3 – pessoas em estado de enfermidade geralmente estão pré-dispostas a irritações psicometabólicas; os alérgicos nem se fala. Sendo assim, você pode e deve ser solidário (a) usando perfume sem excesso, até porque o ambiente hospitalar não é local adequado para isso.

No demais, no que diz respeito à manutenção das boas relações sociais, faço aqui um trocadilho com o título de um filme de Nelson Rodrigues (toda nudez será castigada): todo excesso será censurado. Então use o bom senso, que esse nunca é demais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 164 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.

Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira