Tuesday, 27 de October de 2020

GERAL


Rio de Janeiro

Petrobras entrega troféus aos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo

19 May 2016

A Petrobras entrega na próxima terça-feira, 24 de maio, os troféus para os 34 ganhadores da terceira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. O evento será a partir das 18h30, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro.

A edição deste ano teve um número recorde de inscrições: foram 1.255 reportagens recebidas, contemplando todas as regiões do país. Na primeira etapa, todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção composta por oito jornalistas e, na etapa seguinte, as reportagens foram analisadas pela Comissão Julgadora, composta por outros seis jornalistas.

Após uma reunião final, a Comissão Julgadora indicou entre todos os trabalhos o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo. Todos os ganhadores serão anunciados no dia 24 de maio.

Sobre o prêmio
O Prêmio Petrobras de Jornalismo foi criado em comemoração aos 60 anos da Petrobras com o objetivo de valorizar os meios de comunicação e, sobretudo, os jornalistas que participam do processo de democratização e de disseminação de informações. A novidade desta edição foi a criação da Categoria Especial sobre Transparência e Governança Corporativa, uma maneira de fomentar a produção de conteúdos, a divulgação e o debate sobre o tema, que neste momento se faz especialmente importante para a Petrobras e para a sociedade brasileira como um todo.

Jurados da Comissão de pré-seleção
Diogo de Holanda (Petróleo, Gás e Energia): Jornalista, foi repórter dos Jornais do Comércio, O Globo e Valor Econômico. Doutor em literatura e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Roberto Pinto (Transparência e Governança Corporativa / Internacional / Emissoras de Rádio): Jornalista e Relações Públicas, formado pela FIAM-SP e pós-graduado pela FGV-SP. Foi repórter "A" no jornal O Globo (RJ e SP) de1968 a 1971 e de 1975 a 1978. Também atuou nos jornais Diário de Lisboa (Portugal) e Aqui São Paulo (Brasil), e nas revistas Visão, Manchete e Isto É (Brasil); Special e Notre Temps (Bélgica). Publicou cartuns em O Pasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).

Ana Paula Macedo de Souza (Responsabilidade Socioambiental): Formada na Universidade de Brasília (UnB) em 1986, é editora de Mundo e Conteúdos Especiais no Correio Braziliense desde 2009, onde esteve à frente da editoria Brasil nos seis anos anteriores. Trabalhou na sucursal de Brasília do jornal o Globo entre 1992 e 2003.

Viviane Medeiros (Responsabilidade Socioambiental): Jornalista, especializada em televisão. Foi repórter da TV Globo durante 15 anos no Rio de Janeiro e como correspondente na região Nordeste. É professora de Jornalismo da PUC.

Maurício Barros (Esporte): Foi diretor de redação das revistas Placar e Runners World, da Editora Abril, entre 2003 e 2014, e do jornal Gazeta Mercantil de 2000 a 2003. Também tem larga experiência em televisão e atuou como jornalista, entre 1993 e 2000, na TV Bandeirantes, TV Brasil, SBT e TV Globo.

José Luiz Laranjo (Cultura): Jornalista, com especialização em Gestão de Negócios de Instituição de Ensino e mestrado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa de Novas Tecnologias e Cultura. Trabalhou no Jornal dos Sports, A Notícia e O Dia.

Regina Zappa (Cultura): Jornalista, escritora, roteirista e professora universitária. Trabalhou na imprensa carioca, por mais de 20 anos no Jornal do Brasil. É autora dos livros Chico Buarque para todos e Hugo Carvana: adorável vagabundo, ambos da série Perfis do Rio, do romance Doce Lar, de Chico Buarque – cidade submersa e de 1968 – Eles só queriam mudar o mundo, com Ernesto Soto, entre outros.

Wilson Pedrosa (Fotojornalismo): com 37 anos de fotojornalismo, passou por redações como a do Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo.

Jurados da Comissão Julgadora
Sabrina Lorenzi (Petróleo, Gás e Energia): foi correspondente da agência
Reuters no Rio de Janeiro; editora no Jornal do Brasil; repórter da Gazeta
Mercantil. Assumiu a Comunicação Corporativa da estatal Pré-sal Petróleo na
sua criação.


Vera Durão (Transparência e Governança Corporativa / Internacional /
Emissoras de Rádio): Com mais de 35 anos de profissão, atuou como repórter
nos principais jornais do país – O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta
Mercantil e Folha de S.Paulo. Em 2000, fez parte da equipe que fundou o
jornal Valor Econômico, onde ficou por 13 anos.

Sonia Soares (Responsabilidade Socioambiental): Foi editora-executiva do
Rio de Janeiro do Brasil Econômico. Trabalhou no jornal O Globo durante 26
anos, onde foi repórter, editora e chefe da Agência Globo.

Chico Santos (Esporte): Trabalhou como repórter na Folha de São Paulo por
16 anos e no Valor de 2004 até 2013.

Aziz Filho (Cultura): Editor-Executivo de O Dia, passou pela reportagem de
O Globo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Apresentador dos canais GNT
e TVE. Foi repórter e chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista IstoÉ
durante 7 anos.

Rogério Reis (Fotojornalismo): trabalhou como fotógrafo no Jornal do
Brasil, O Globo e revista Veja. Foi durante 5 anos editor de fotografia do
Jornal do Brasil. Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da
Funarte.

Serviço:
Evento de entrega do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015
Data: 24 de maio – 18:30 (abertura da casa)
Local:  Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa 47 – Lapa – Centro - Rio de
Janeiro)
Evento reservado para convidados.
Credenciamento para cobertura da imprensa através do e-mail:
imprensa@petrobras.com.br

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira