Thursday, 26 de November de 2020

GERAL


Pesquisa

Plantas típicas do cerrado podem ser utilizadas no tratamento de doenças

18 Jun 2009

Utilizar raízes, cascas de árvores, folhas e sementes para tratar de doenças é uma tradição que é passada de geração a geração. Sabendo que o Tocantins é um Estado rico em plantas medicinais e onde a população tem a cultura de fazer remédios a partir de plantas típicas do cerrado, uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da UFT - Universidade Federal do Tocantins, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto-MG tem se dedicado ao estudo de plantas típicas da região do Jalapão.

O grupo de cientistas mestres, doutores e estudantes de pós-graduação stricto sensu, analisa espécies como o Carrapicho, Sucupira, Canela de Ema e outros tipos de plantas. Os pesquisadores recolhem amostras das plantas e também de insetos, formigas, larvas e fungos presentes na área, que são levadas ao laboratório da UFT para estudo.

O coordenador da equipe de pesquisa, Rafael Sanzio Pimenta, explica que o estudo consiste em "isolar substâncias bioativas, que têm potencial de combater doenças, inflamações e tumores". Ele explica ainda que o efeito medicinal das plantas, muitas vezes, é resultado da ação de microorganismos que vivem dentro delas e não da planta em si. Sendo assim, em uma mesma espécie vegetal pode haver microrganismos com potencial para curar doenças, como também podem existir substâncias nocivas à saúde humana.

Depois de extraída a substância, são realizados vários testes com bactérias, fungos e células cancerígenas, verificando o efeito da substância nestes organismos. Sanzio destaca que nos primeiros testes obteve resultados positivos. "Inicialmente nós já temos resultados animadores contra todos estes microrganismos que provocam doenças, e na maioria das vezes a substância retirada de plantas do Jalapão apresentaram efeito superior aos medicamentos farmacêuticos comercializados no mercado", afirma o pesquisador da UFT.

Mesmo apresentando os primeiros resultados satisfatórios, a pesquisa tem previsão de 15 anos de duração. "Nós precisamos realizar mais testes para saber se estas substâncias podem ser consumidas pela população sem danos a saúde", ressalta Raphael Sanzio.

Essa pesquisa é desenvolvida com o apoio de projetos financiados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do CNPq. Os Projetos disponibilizam recursos financeiros para compra de equipamentos e material de consumo para reestruturar os laboratórios de pesquisas do Estado.  O estudo científico, realizado na região do Jalapão, já rendeu a produção de duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, e ainda pode integrar a Bionorte - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, criada no fim do ano passado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Retorno

Governador Carlesse reassume Palácio Araguaia e agradece Antonio Andrade pelo trabalho realizado à frente do Executivo

Presidente da AL agradece por oportunidade e faz balanço dos dias como governador



Saúde

Hemocentro de Palmas promove homenagem aos doadores de sangue

Ação foi realizada nesta quarta-feira, 25, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue


IML

Corpo de um homem jovem não identificado e não reclamado permanece no IML de Palmas

Trata-se de pessoa do sexo masculino, com idade entre 18 e 25 anos, aproximadamente.


Naturatins

Governo apresenta Cartas Climáticas que vão auxiliar gestão ambiental no Tocantins

Naturatins acompanhou a apresentação do levantamento que aponta tendências climáticas do Tocantins com base nos registros das últimas três décadas servirão como referências para gestão de ações ambientais em diferentes regiões do Estado em cada período do


Amazônia

Tocantinenses são destaque no 2º Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus


Arraiá da Capital

Estrutura do Arraiá da Capital Online está sendo finalizada


Moradia

Recanto das Araras II: data para assinatura de contratos dos imóveis é adiada


Agenda

Governador em exercício, Antonio Andrade, vistoria obras da Ponte de Porto Nacional


Denuncia de Estupro

Jovem de 20 anos acusa senador Irajá Abreu de cometer estupro em São Paulo


Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira