O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Meio Ambiente

25/02/2020

Plantio de árvores deve resultar na formação de um bosque na Avenida JK, Centro de Palmas

Foram diversas espécies plantadas, de acordo com as recomendações do Plano de Arborização de Palmas. Participaram da atividade arquitetos do CAU-TO e técnicos da Prefeitura da Capital, que defendem o programa como uma ação positiva de proteção ao Meio Ambi

Luciana Pires

Em pouco tempo o Centrode Palmas poderá desfrutar dos benefícios de um bosque urbano. É que na tardedesta sexta-feira, 21, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceriacom o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO) plantaram cercade 50 árvores na Área Verde da Arne 12, próxima a Escola Comecinho de Vida. Aação faz parte do Programa ‘MudaClima’.

 

Foram diversas espéciesplantadas, de acordo com as recomendações do Plano de Arborização de Palmas.Participaram da atividade arquitetos do CAU-TO e técnicos da Prefeitura daCapital, que defendem o programa como uma ação positiva de proteção ao MeioAmbiente.

 

O vice-presidente doConselho, o arquiteto Hildebrando Ferreira Paz, comemorou a realização doplantio, que ele diz que em breve deve contribuir para melhoria do clima naAvenida JK.

 

“Nos estudos para minhatese de mestrado pesquisei sobre a importância da arborização para o climaurbano e identifiquei em nossa cidade diversas ilhas de calor e de frescor.Estou feliz, porque este local é uma área verde que agora está recebendo otratamento adequado”, disse Hildebrando.

 

Ele acrescentou que olocal vai se transformar num bosque, de plantas diversificadas. “A melhor é queaqui estamos observando todas as regras do Plano de Arborização, profundidade edistância entre as covas, espécies adequadas ao local”, explicou.

 

A presidente da FMA,Meire Carreira, ressaltou a importância de realizar este plantio em parceriacom o Conselho de Arquitetura. “O envolvimento do CAU é emblemático e aquidestaco o protagonismo desses profissionais, a exemplo do arquitetoHildebrando, que inclusive é estudioso da importância da arborização para oconforto urbano”, disse Meire Carreira.

 

O presidente do CAU-TO,Silenio Martins Camargo, também presente na ação do ‘MudaClima’, considerou oplantio benéfico para o meio ambiente . Ele disse ainda que espera que outrosprofissionais da área de urbanismo também possam adotar a ideia. “O Programa‘MudaClima’ é importante para o futuro de nossa cidade e reflete a preocupaçãoda administração municipal com a qualidade do meio ambiente; Palmas jáprecisava dessa arborização há bastante tempo”, avaliou.

 

Já o arquiteto Daniel deSouza Pimentel Cavalcante fez questão de plantar uma árvore junto com seu filhode três anos, Emanuel Pires Milhomem Pimentel. Ele considerou que a experiênciadeve influenciar para despertar em seu filho uma consciência sobre a preservaçãoambiental.

 

“Acredito que este atode plantarmos juntos esta árvore – Ingá Feijão – ajuda na educação ambiental demeu filho. Quero voltar aqui com ele, acompanhar o desenvolvimento de nossaárvore e quem sabe um dia trazer uma placa com o nome dele e a data doplantio”, disse Daniel.

 

Quem também participoudo plantio foi a secretária de Comunicação, Ivonete Motta, que plantou umAngico e disse que era uma homenagem ao seu esposo, o arquiteto PauloKellerman, que tem essa árvore como preferida.
Assuntos Relacionados
#plantio#meio ambiente
Confira Também
Opinião

Quem deve não pode temer compromissos com o Planeta

MEIO AMBIENTE

Governo do Tocantins se prepara para a segunda etapa do projeto Olhos D'Água

MEIO AMBIENTE

Consultas Públicas são realizadas para a elaboração do Plano de Saneamento Básico em quatro municípios

Plantio

BRK Ambiental realizará plantio de mudas as margens do Córrego Sinhá no dia 21 de setembro

Praça do Girassóis

Unitins lança Projeto de Arborização da Praça dos Girassóis com doação e plantio de mudas nativas do Cerrado