Tuesday, 22 de October de 2019

GERAL


Agronegócio

Portal da Pecuária apresentará novidades do setor durante Agrotins 2013

15 Apr 2013

Para oferecer novas tecnologias e capacitações para o setor pecuarista, que o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - escolheu o tema: “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade” para a 13ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. As atividades do Portal da Pecuária, que reunirá todas as novidades do setor, já estão sendo definidas. A feira será realizada de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, das 9 às 18 horas, com entrada gratuita.
           
Segundo o médico veterinário e assessor executivo de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Sayão Lobato, durante o evento mais de mil animais, entre equídeos, caninos, bovinos, ovídeos e caprinos. “A mostra de equídeos terá 30 reprodutores entre as raças de Quarto de Milha, Manga Larga e Crioulo, além de 20 muares para a lida no campo e a Prova Equestre, com a participação de 200 equinos. Haverá ainda a mostra das raças com bovinos Gir, Girolando, Senepol, Jersey, Búfalos, Akaushi, Caracu, Curraleiro e Guzerá”, adianta Lobato.
           
Para o julgamento de bovinos de elite, que é ranqueado pela ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu -, serão 70 animais e 210 ovinos e caprinos. “O público ainda poderá conferir o Feirão do Touro, que contará com mais de 100 animais registrados, com comercialização, durante todo o período da Feira. Os produtores estarão presentes para fornecer informações diretamente aos compradores”, reforça o assessor executivo.
 
Cadeia leiteira
Dentro das atividades para a cadeia leiteira, a Agrotins irá promover o tradicional Torneio Leiteiro Bovino e pela primeira vez, o Torneiro de Caprinos. No Portal da Pecuária também haverá exposição, entre outros, de tanque de resfriamento de leite, ordenhadeira mecânica, ração, sal mineral, balanças e sementes.
 
O veterinário lembra que todos os elos da cadeia do leite estarão na feira, como o de produção, que vai expor a unidade do projeto Balde Cheio e o da indústria, que terá as empresas demonstrando equipamentos para laticínio. “Teremos ainda o elo de mercado, que disponibilizará informações sobre legislação municipal, estadual e federal, e o do consumidor, além da mostra de animais de programa de melhoramento do rebanho promovido pela Seagro com excelentes resultados”, completa.
 
Demonstrações práticas
Ainda dentro da programação da 13ª Agrotins, o Portal da Pecuária realizará os seminários de ovinocaprinocultura (dia 8), bovinos de corte (dia 9) e bovinos de leite (dia10). Contará também com demonstrações práticas, como a higiene do leite, escolha de matrizes reprodutivas de corte e leite, manejo de ovinos. “Teremos ainda o Bosque do Mel e a Vitrine da Carne, com duas apresentações diárias de inovação e manipulação de cortes bovinos, seguida de degustação”, diz Lobato, acrescentando que o Sindileite – Sindicato das Indústrias de Laticínios e Sindicarne – Sindicato da Indústria de Carne e Derivados estarão com estandes para exposição permanente de produtos.
 
Realização
A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

HGP volta a registrar menor índice de ocupação operando com 81% de sua capacidade

Número é resultado do novo fluxo de atendimentos aos pacientes implantado na unidade hospitalar


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira