Sunday, 25 de October de 2020

GERAL


Palmas

Prefeitura implanta terceira faixa nas rotatórias e garante tráfego mais rápido

27 Apr 2015

A terceira faixa na entrada das rotatórias veio para melhorar o fluxo no trânsito nos locais onde esse meio de circulação existe. O processo de implantação começou na região das Arnos, ainda no ano passado, e está em processo de execução em toda Capital. O projeto envolve as secretarias de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) e a de Infraestrutura e Serviços Públicos.
 
Até outubro do ano passado, as entradas das rotatórias tinham apenas duas faixas para circulação de veículos, o que causava maior congestionamento nos horários de pico e diminuía o movimento no tráfego, uma vez que na entrada da rotatória uma faixa precisava ser bloqueada. Com a liberação de mais uma faixa para entrada, o trânsito, nos locais onde já contam com a terceira faixa, começa a acontecer de forma mais organizada.
 
Segundo a Diretora de Planejamento e Projetos da SMAMTT, Joseísa Furtado, foram feitos dois projetos para que esse trabalho seja realizado na cidade. "Nas rotatórias onde a entrada é suficiente para três carros ao mesmo tempo, estamos fazendo a retirada do bloqueio e liberando a faixa da esquerda. Em alguns locais o espaço para entrada de veículo é estreito, dificultando assim essa liberação. Nesses casos elaboramos uma reforma no canteiro central para que este seja diminuído, possibilitando a criação da terceira faixa", explica.
 
É preciso que os motoristas estejam atentos e utilizem corretamente essas entradas para que o novo modelo de circulação funcione de forma efetiva. "A faixa da esquerda é para quem vai contornar a rotatória por completo. A do meio é o caminho mais utilizado e serve para aquele que vai deixar a rotatória na primeira ou na segunda saída. A faixa da direita, que é contínua, ou seja não pode ser feita ultrapassagem, é para o motorista que vai seguir caminho na primeira a direita. Lembrando que o uso da seta com antecedência ao sair da rotatória é obrigatório a todos", alerta o agente de trânsito Moisés Valadares.
 
Não sinalizar a saída com antecedência é uma infração grave prevista no código de trânsito e o condutor que não fizer a sinalização com antecedência está sujeito a multa de R$ 127,69 (cento e vinte e sete reais e vinte e nove centavos). A previsão é que ainda este ano mais da metade das rotatórias da Capital estejam sinalizadas e com as três faixas em todas as entradas.
 
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos está executando a sinalização horizontal, ou seja, a pintura de todas as faixas, no entanto devido às fortes chuvas o cronograma sofreu um pequeno atraso. Os trabalhos serão intensificados tão logo acabe o período chuvoso. Assim que boa parte das entradas das rotatórias forem sinalizadas, a SMAMTT iniciará um trabalho educativo aos condutores para que utilizem de forma correta as três faixas das rotatórias.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira