Antônio do Bar era irmão de Amélio Cayres, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. Foi uma figura política histórica na região do Bico do Papagaio e prefeito de Augustinópolis por diversos mandatos. A notícia causou grande comoção, com diversas autoridades lamentando a perda, como o governador afastado, Wanderlei Barbosa e os deputados Amélio Cayres e Moisemar Marinho. Deputados destacaram o legado de Antônio do Bar e o compararam a um pai.
É com um grande pesar em meu coração que noticio o falecimento de um dos homens que mais admirei em toda a minha vida, um grande líder político, meu irmão e amigo, Antônio do Bar.
Atualmente prefeito da nossa querida Augustinópolis, ele partiu na madrugada desta quinta-feira, 23, aos 75 anos, deixando família, amigos e toda a comunidade inconsoláveis.
Como um de meus irmãos mais velhos, tenho a honra de dizer que Antônio do Bar não só me ensinou sobre a vida, mas também foi meu grande líder político. Sempre tratou cada pessoa com estima, me ensinando que representar o povo significa trocar de lugar com cada pessoa para entender a necessidade da população. Ele me ensinou a fazer o certo, independente do lugar e da ocasião.
Com seu jeito simples e humilde, foi eleito prefeito de Augustinópolis por seis mandatos, transformando a nossa “princesinha do Bico” em uma cidade bem cuidada e com qualidade de vida, se consolidando, assim, como um político conhecido e respeitado não só no Bico do Papagaio, mas em todo o Tocantins.
Hoje eu perco não só um irmão, mas uma das minhas maiores referências de vida. Agradeço a todos pelas condolências e apoio nestes últimos momentos de vida, uma vez que meu irmão estava passando por tratamento em Brasília (DF), mas faleceu em decorrência de uma saúde debilitada.
Amélio Cayres
Irmão do prefeito Antônio do Bar