Thursday, 14 de November de 2019

GERAL


Luto no Judiciário

Presidente do TJTO lamenta morte, decreta luto oficial de 3 dias e diz que gestão de Neves impulsionou processo de modernização do Judiciário

23 Oct 2019    09:11
Divulgação Presidente do TJTO lamenta morte, decreta luto oficial de 3 dias e diz que gestão de Neves impulsionou processo de modernização do Judiciário

Em viagem pelo Norte do Estado, em razão do Projeto Justiça Cidadã, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto, lamentou a morte do desembargador aposentado José Maria das Neves nesta terça-feira (22/10) e afirmou que sua gestão teve papel decisivo no processo de modernização do Judiciário tocantinense. “Ele anteviu a necessidade de investimento em tecnologia para impulsionar o aprimoramento da prestação jurisdicional”, ressaltou Maia Neto, que decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Judiciário. 

O presidente do TJTO ainda lembrou que foi na gestão de Neves que o Palácio Rio Tocantins, sede do Tribunal, foi inaugurado, em 1º fevereiro de 1995, em mais um passo para a consolidação da Corte, não só pela estrutura moderna que possibilitou investimentos tecnológicos mais avançados, mas também por propiciar um ambiente mais adequado às atividades de magistrados e servidores e também aos operadores do Direito e aos jurisdicionados que o frequentam. 

“Foi com essa mesma visão que Neves foi eleito o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, estabelecendo critérios que nortearam as primeiras eleições no Estado”, frisou o desembargador Maia Neto, lembrando que, já em sua segunda gestão à frente da Corte Eleitoral, a partir de 1997, aumentou o número de zonas eleitorais e estruturou o TRE para o pleito eleitoral de 1998. “O Judiciário tocantinense e o Estado do Tocantins perderam uma de suas referências”, resumiu o presidente do TJTO.

“O falecimento do desembargador José Maria das Neves é uma grande perda para o Judiciário tocantinense. Um magistrado que teve uma participação histórica na construção e consolidação do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Estimado e muito respeitado por todos”, lembrou a desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do TJ. “Tive a honra de assumir a sua vaga no TJ e aprendi a admirá-lo pela sua competência, dedicação e senso de justiça. Deixa um grande legado para todos nós magistrados”, reforçou a magistrada, que assumiu como desembargadora em dezembro de 2010.

Trajetória

O desembargador aposentado José Maria das Neves faleceu nesta terça-feira (22/10), em Brasília. Nascido em Tupaciguara (MG), em 23 de abril de 1940, José Maria das Neves foi nomeado desembargador do TJTO pelo decreto governamental, nº 54, de 5 de janeiro de 1989, sendo eleito presidente da Corte Judiciária tocantinense no dia 1º de fevereiro de 1993. Sua gestão foi marcada por investimento em tecnologia que permitiu a informatização dos processos em trâmite no Tribunal. O desembargador deixa os filhos Paulo César, juiz e diretor do Foro da Comarca de Goiânia; Adriano das Neves, promotor de Justiça no Tocantins; Marcelo das Neves, advogado; Ana Carolina, advogada; e Victor Otávio, engenheiro mecânico. (Marcelo Santos). 


COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Caixa e BB iniciam quinta fase de pagamento de abono do PIS/Pasep

Trabalhadores têm até 30 de junho de 2020 para sacar recursos

Educação

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis na internet

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.



Moradia

Beneficiários do Recanto das Araras I conhecerão novo endereço nesta quinta, 14

O Residencial Recanto das Araras I faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida - Faixa 1, e está localizado na região Sul da Capital, próximo ao Jardim Laila.


Investimento

Governo anuncia investimento de R$ 1,7 milhão para desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, também presente na abertura do evento, enfatizou a disposição do Governo do Estado em investir na preparação dos currículos e na qualificação profissional por meio do apoio ao desenvolvimento científico local.


Investimentos

Prefeitura investe em 120 dias R$ 7 milhões em avenidas e quadras das Arnos e Arnes

A prefeita Cinthia Ribeiro detalhou esses investimentos à comunidade em ato de inauguração da Avenida Palmas Brasil Norte nesta terça-feira, 12, à noite.


Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira