Tuesday, 17 de September de 2019

GERAL


Consumidor

Procon Tocantins permanece acima do índice de resolutividade no primeiro semestre de 2019

11 Jul 2019    17:19    alterado em 11/07 às 17:19
Procon Tocantins permanece acima do índice de resolutividade no primeiro semestre de 2019

Mantendo o índice de resolutividade acima da média nacional recomendada, o Procon Tocantins realizou no primeiro semestre de 2019, 22.273 atendimentos, considerando todas as formas de atendimentos registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) de reclamações de consumidores.

Órgão solucionou 19.912 reclamações, um percentual de 84,9% das demandas apresentadas pelos consumidores, entre 2 janeiro a 28 de junho. O índice recomendado pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), referente à resolutividade das reclamações é de 80%.

O superintendente do Procon, Walter Viana, destaca que garantir que os direitos do consumidor sejam cumpridos está entre as prioridades do órgão. Investindo em qualidade no atendimento, na agilidade nos serviços e na educação para o consumo conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Neste primeiro semestre, foram realizadas 70 ações que atingiram 11.735 pessoas em 14 municípios por meio de palestras com estudantes, idosos, consumidores em geral e fornecedores. Além das blitze com distribuição de material informativo”, pontua Walter.

Fiscalização
Na área da fiscalização, o Procon realizou na Capital e no interior do Estado, diversas ações nas quais foram apreendidos 2.988 itens de mercadorias impróprias para o consumo, como produtos fora do prazo de validade, embalagens adulteradas, amassadas, enferrujadas, dentre outros.

Nos postos de combustíveis e depósitos de gás de cozinha foram realizadas mais de 44 notificações. Também nesse período, houve a aplicação de 86 autos de infração, 176 autos de constatação, 710 relatórios de visita, além da realização de monitoramento de preços, semanalmente, nos mais diversos segmentos do comércio, totalizando 1.016 estabelecimentos visitados, como supermercados, postos de combustíveis, bancos, escolas, açougues,entre outros.

Denúncias
Ainda de acordo com Walter, para possibilitar aos consumidores ferramentas que facilitem a realização de denúncias, o Procon , desde março deste ano tem o Whats Denúncia. E por meio do aplicativo mais de 500 denúncias foram realizadas.

“O objetivo é utilizar mais uma ferramenta de comunicação em defesa do consumidor, assim como ampliar o atendimento voltado para a fiscalização. Percebemos que o consumidor fica vulnerável em muitas situações e, por isso, a necessidade de expandir a comunicação com o Procon”, ressalta.

Procon no Tocantins
O Procon tem como objetivo solucionar as demandas individuais e coletivos da sociedade em todo o Estado, por meio dos 11 núcleos instalados em 10 municípios: Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína, Araguatins, Colinas, Guaraí, Gurupi, Tocantinopolis e Dianópolis.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Petrobras diz que não há previsão para reajuste de preços

Os ataques aéreos contra a refinaria de Abqaiq resultaram na elevação dos preços internacionais do petróleo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira