Sunday, 05 de July de 2020

GERAL


Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3)

06 Apr 2010

Distinto do que divulgam os críticos do PNDH 3 (Programa Nacional de Direitos Humanos), a necessidade de uma Comissão de Realidade exclusivamente para apurar os crimes de tortura cometidos durante o período da ditadura militar não somente é útil, como agrega em sua totalidade com o consagrado em um Estado Democrático de Direito - como é o caso do Brasil. Desta forma, não se apregoa um revanchismo ilógico como também buscaria a realidade sobre grande número de torturados, aos diversos desaparecidos e os infinitos prejudicados pelo regime de exceção.
 
Da mesma forma, é necessário elucidar que o PNDH 3 não busca aprisionar os que torturaram ou que separaram famílias, mas possui tendência a universalização dos arquivos, acessando e justicializando as reais histórias, e possivelmente admitir de alguma forma as faltas cometidas pelos insucessos causados.  Sendo indispensável ressaltar, que esta não é uma iniciativa apenas do Brasil, mas tem sido também implantada por vários países que passaram pelas ditaduras, como a África do Sul e o Chile, no objetivo de esclarecer à desvalorização, a tão grande quantidade de seres humanos e assim restaurar sua estrutura social.
 
Assim, o nascimento de uma Comissão de Realidade não seria motivo de alvoroço ou mesmo de opróbrio, pelo contrário, é digno de um apoio significante da nação, em decorrência de ser este um sinal forte de que a sociedade tem sazonado, razão pela qual se entende dotada de refletir e consertar a sua própria história, sendo neste momento de forma realmente democrática, pois será participativa e cristalina.
 
ANDRÉ MARQUES é advogado, consultor, escritor e Doutorando em Direito.
andremarquesadv@hotmail.com / www.twitter.com/andremarquesadv

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento

Os atendimentos na Agência devem ser agendados com antecedência, por meio do telefone (63) 32180-1606


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira