Monday, 14 de October de 2019

GERAL


Rotativo

Projeto de estacionamento continua engavetado

26 Jan 2011

Diariamente centenas de carros estacionam na avenida JK e suas paralelas. O problema é que para os motoristas conseguirem uma vaga nos estacionamentos é necessário muita paciência e jogo de cintura. Segundo alguns motoristas, perdem muito tempo até encontrar uma vaga para estacionar o veículo.

Esse problema vem sendo questionado pela imprensa local e populares há algum tempo na prefeitura Municipal de Palmas, através da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), como era chamdao naquela época, hoje Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT). Na edição de nº 296, veiculada do dia 16 a 22 de junho de 2010, do jornal O GIRASSOL, a equipe de reportagem fez matéria sobre o assunto e a promessa era que até o fim do segundo semestre de 2010 o estacionamento rotativo estaria funcionando, mas não é isso que se vê atualmente. Veja trecho da matéria: “No final do ano passado a Agência informou que estava previsto para ser entregue ainda neste primeiro semestre deste ano o estacionamento rotativo da avenida JK e ruas paralelas daquela região, mas segundo informou a assessora de Planejamento da Agência, Joseisa Furtado, esse prazo foi estendido, e o estacionamento rotativo só deve entrar em funcionamento no segundo semestre, ainda sem data definida”.

Na época a assessora informou dizendo que “Estamos trabalhando de forma criteriosa para buscar melhor tecnologia para o novo projeto; forma que deixe a cidade menos poluída visualmente, por isso adiamos para o segundo semestre a instalação do estacionamento rotativo da JK e também nas ruas paralelas, onde o fluxo de automóveis são maiores”, explicou Joseisa Furtado.
 
População
Só que, mais uma vez, esse projeto fica engavetado e a população novamente é quem sofre com as consquencias.  De acordo com a pedagoga Lúcia Maria dos Santos, encontrar uma vaga para estacionar é bastante complicado e exige muita calma. “Tem dias que dou várias voltas na JK e nas suas laterais e não encontro. Acredito que se o projeto do estacionamento rotativo da prefeitura já estivesse em vigor esses problemas diminuiriam. Seria bom para os comerciantes e para seus clientes”, analisa.

O motorista Sérgio Silva e Lima lamenta a demora e as promessas da prefeitura. “Tenho acompanhado tudo o que já foi divulgado pela ATTM, mas mais uma vez tudo fica só na promessa. Não é só no quesito estacionamento rotativo não, tudo está com problemas na Capital, isso é visível”, argumenta.

A empresária Shirley Morais, conta que é preciso ir todos os dias na avenida JK fazer serviços de banco e o problema de encontrar uma vaga para estacionar seu veículo é  rotineiro. “Não tem uma vez que não tenho dificuldades para encontrar uma vaga”.
 
RESPOSTA
Prefeitura garante funcionamento até o fim deste semestre

De acordo com informações da diretora do Núcleo de Projetos de Engenharia de Tráfego e Mobilidade, Joseísa Furtado, a execução do projeto de estacionamento rotativo não aconteceu no ano passado devido encontrar problemas nas calçadas das ruas laterais a JK. “Percebemos que as calçadas das ruas paralelas à JK precisam passar por uma reestruturação. Agora estamos estudando se é a prefeitura que irá arcar com os custos dessa reestruturação ou a empresa que ganhará a licitação”, explicou.

Ainda de acordo com Joseísa, a previsão agora é que o projeto do estacionamento rotativo entre em execução até o fim do deste semestre. “O estacionamento rotativo na JK e suas paralelas devem começar a funcionar ainda este semestre”, afirmou.

Com esse novo prazo, a população precisará de um pouco mais de paciência ao encontrar uma vaga para estacionar seu veículo. O jornal O GIRASSOL também acompanhará esse desfecho.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fim de semana

Atletas quenianos são vencedores da XIX Meia Maratona do Tocantins

Do Tocantins, o atleta Antônio Wilson, de Araguaína, faturou o segundo lugar na corrida dos 21 km

HIP

Música e circo alegram pacientes do Hospital Infantil de Palmas

A unidade teve uma semana repleta de programação especial em comemoração ao Dia das Crianças


Campo

Seminário de Agroecologia debate fortalecimento das cadeias produtivas de forma sustentável e consciente

Cerca de 300 pessoas, entre autoridades federais, estaduais e municipais, como também professores, estudantes, pesquisadores, técnicos e agricultores prestigiaram o encontro


Campanha

Entenda o que é o câncer de mama e quem precisa fazer a mamografia

A Dra. Andrea Cubero, mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que a principal manifestação da doença é um nódulo irregular, fixo e geralmente indolor, e está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela pró


Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira