Monday, 28 de September de 2020

GERAL


Educação Ambiental

Projeto Foco no Fogo começa a percorrer o interior do estado levando orientações de educação ambiental e prevenção de queimadas

20 Jul 2020
Projeto Foco no Fogo começa a percorrer o interior do estado levando orientações de educação ambiental e prevenção de queimadas

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que compõe o Comitê do Fogo do estado do Tocantins, começam nesta segunda-feira, 20, a visitar propriedades rurais na capital e no interior do Estado. A ação é uma continuidade do projeto Foco no Fogo que tem como objetivo levar informações sobre educação ambiental e orientações sobre prevenção, controle e combate às queimadas. Além disso, as propriedades também receberão dados da sua propriedade no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientações para atualização do Cadastro.

 

Os imóveis que serão visitados pelos servidores da instituição, apresentaram altos índices de queimadas nos últimos três anos. O levantamento de dados que mapeou essas propriedades foi possível graças a uma parceria entre a Semarh, por meio do CAR e o Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi.

 

O secretário da Semarh, Renato Jayme frisa que “essa ação do projeto Foco no Fogo vai fazer com que a informações sobre os riscos das queimadas cheguem de forma mais rápida nessas propriedades que já apresentaram histórico de incêndios nos anos anteriores, e a nossa expectativa é que essas orientações possam refletir positivamente nos índices de queimadas no Estado”.

 

As ações serão executadas seguindo todas as orientações do Governo no Estado a fim de evitar a propagação do novo Coronavírus (Covid-19). Dentre essas medidas de segurança estão o uso de máscara e álcool em gel, o distanciamento e a redução do número de pessoas que vão participar das visitas. Durante as visitas também serão entregues aos proprietários rurais máscaras e álcool em gel.

 

A Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh (DDS) é responsável pela execução do projeto, e segundo a diretora Karynne Sotero “será necessário o envolvimento na causa por parte dos agropecuaristas, produtores rurais, empresários e demais entes envolvidos com incêndios rurais nas regiões que serão visitadas durante a ação”.

 

Nessa primeira etapa o projeto vai atender um total de 300 propriedades que estão localizadas nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Miracema, Miranorte, Lajeado, Monte do Carmo, Novo Acordo, Paraíso, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Santa Tereza e Tocantínia. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 164 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.

Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira