Monday, 17 de June de 2019

GERAL


Cursos Profissionalizantes

Pronatec ofertará mais de 160 vagas em cursos profissionalizantes para internos do Sistema Prisional

15 Apr 2019    22:02

Na manhã desta segunda-feira, 15, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participou da aula inaugural dos Cursos de Formação Inicial e Continuada no Sistema Prisional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Centro de Formação e Produção do Trabalho Prisional, em Palmas. A oferta de cursos profissionalizantes objetiva proporcionar qualificação profissional para 162 reeducandos do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO).

Pronatec foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e começou a ser ofertado para os privados de liberdade em 2013, após uma articulação entre ministérios e o Departamento Penitenciário Nacional. No Tocantins, a Secretaria da Educação Juventude e Esportes (Seduc) é o órgão ofertante dos cursos e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) o demandante, ambas às pastas engajadas em ações educativas que proporcionem novas oportunidades aos reeducandos.  

Os cursos profissionalizantes ofertam certificação. Na ocasião, foram inaugurados os cursos de Gestor de Microempresa e Pintor de Obras Imobiliárias, ambos serão ofertados no Centro de Formação e Produção do Trabalho Prisional.  Também foram inaugurados os cursos de Padeiro e de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, que serão ofertados na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e na Unidade Prisional Feminina (UPF – Palmas), respectivamente.

A superintendente de Educação Cientifica, Tecnológica e Profissional, Maria de Lurdes Leôncio Macedo, reiterou a importância da parceria entre Seduc e Seciju.  “É esse o papel da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cidadania e Justiça, unir forças e oportunizar cursos profissionais, como esse, que são FIC [Formação Inicial e Continuada], de pouca duração e também cursos de ensino técnico”, disse.

Para o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Leandro Bezerra de Souza, a oferta da profissionalização aumenta as chances do reeducando ser inserido no mercado de trabalho. “Grande parte do pessoal que adentra as unidades prisionais não possui formação educacional completa. Os cursos de formação dentro são essenciais para oportunizar uma nova visão aos reeducandos”, disse

De acordo com a coordenadora-geral do Pronatec no Tocantins, Amanda Pereira Costa, os cursos serão ofertados em outros municípios para promover mais oportunidades de emprego e renda aos reeducandos. “Nessa parceria com a Seciju, nós estamos ofertando 162 vagas para nove cidades do Tocantins e temos o objetivo de formação dessas pessoas e reinserção após soltura, para que eles tenham uma absorção no mercado de trabalho e uma nova oportunidade de emprego e renda”, explicou a servidora da Seduc.  

As aulas serão presenciais e ministradas por profissionais qualificados em cada área. A contadora, Silvana Pereira Batista, que ofertará o curso de Gestão de Microempresa, explica que o curso vai demonstrar a vivência dentro do mercado de trabalho. “O curso envolve desde a criação de uma empresa, até o funcionamento dela, administração, que tipo de negócio ele quer montar e se ele é viável. Os alunos irão fazer um plano de negocio, uma leitura do comércio, toda uma preparação para que o negócio deles dê certo. As aulas serão desde a teoria até a prática, conta”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas

Vagas são distribuídas entre os quatro câmpus e as inscrições começaram neste sábado. Seleção se dará por meio de análise documental e prova de redação


Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira