Wednesday, 11 de December de 2019

GERAL


Ressocialização

Reeducandos da CPP de Palmas cultivam hortaliças que abastecem entidades filantrópicas da capital

07 Nov 2019
Divulgação Reeducandos da CPP de Palmas cultivam hortaliças que abastecem entidades filantrópicas da capital

A horta da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas começou a abastecer instituições filantrópicas palmenses cadastradas no programa Mesa Brasil com doações semanais de hortaliças. Esta é mais uma etapa do projeto “Plantando a Liberdade”, realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seciju), desde 2018, em parceria com a Embrasil Serviços, empresa cogestora da CPP Palmas. O objetivo dessa integração com a área assistencial da cidade é despertar o espírito solidário nos reeducandos que cuidam da horta e sensibilizá-los para as necessidades sociais das instituições.

 

A entrega das doações de hortaliças começou a ser feita semanalmente a partir do mês de outubro. As instituições que receberão as doações estão cadastradas no Mesa Brasil e serão indicadas semanalmente pelo programa. A partir dessa listagem semanal, a Embrasil organiza os kits com a produção da horta da CPP Palmas e faz as entregas.

 

Para o secretário da Seciju, Heber Fidelis, este projeto promove a ressocialização do apenado e garante a manutenção de entidades filantrópicas. “Acreditamos que projetos como este são eficazes no processo de reinserção do reeducando no convívio social. Além de tudo essa ação tem mão dupla, pois está possibilitando que esses homens aprendam um ofício e também auxiliem na alimentação e nutrição de pessoas carentes”, enfatiza o secretário.

 

Plantando a liberdade

 

O projeto “Plantando a Liberdade” foi iniciado há quase dois anos pela Seciju, nas duas unidades prisionais cogeridas pela Embrasil, CPP Palmas e Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, e faz parte dos programas de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Além de aprender o ofício de cultivo de hortaliças, os reeducandos que participam do projeto recebem 2/3 do salário mínimo mensalmente e têm um dia de pena reduzido para cada três dias trabalhados.

 

“Na primeira etapa do projeto, as hortas das nossas unidades prisionais tiveram como objetivo abastecer as cozinhas das próprias unidades, servindo de alimentos para a população carcerária, servidores e colaboradores. Agora, esse alimento produzido pelos reeducandos começa a ajudar a alimentar a sociedade, por meio das instituições filantrópicas. Com isso, orientamos o olhar dos nossos reedudandos para as necessidades do outro, com o objetivo de despertar a empatia em todos”, explica Alexandre Calixto, gerente de ressocialização da Embrasil Serviços.

 

Coordenadora do programa Mesa Brasil/Sesc no Tocantins, Any Mendonça, afirma que a parceria com a CPP Palmas contribuiu com a nutrição de pessoas atendidas por sete entidades. “Essas doações foram de suma importância, pois apresentam uma série de nutrientes que auxiliam no crescimento e na manutenção da pele, ossos, cabelos e visão, contribuem para os sistemas digestivo e nervoso e reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares”, destaca.

 

(Com informações da Embrasil Serviços)

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Krampus

Polícia Civil realiza Operação “Krampus" em Porto Nacional

Na primeira fase da operação, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão

Adorno Zero

HGP realiza Campanha do Adorno Zero no ambiente hospitalar

O não uso de adornos pode evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como evitar acidentes de trabalho.



Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília

No Tocantins, o projeto iniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros, do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

Durante o encontro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reafirmaram o compromisso do país em cumprir os acordos internacionais para preservação da Amazônia.


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva

As obras estão sendo realizadas pela Residência Rodoviária de Paraíso e além do tapa-buracos a via também recebe limpeza dos sistemas de drenagem


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento


CGE

Controladoria imprime perfil mais preventivo e ativador das forças políticas e sociais em 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira