Tuesday, 27 de October de 2020

GERAL


Saúde

Referência em todo o Estado, Lacen oferece serviço especializado de controle de qualidade

20 Mar 2015

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), inicia na segunda-feira, 23, treinamento em serviço a técnicos de laboratório do município de Palmas.

A proposta é qualificar profissionais de nível superior e médio na realização de análises laboratoriais de exames de diagnóstico de malária, doença de chagas, hanseníase, tuberculose e leishmaniose visceral. O treinamento acontece nas dependências do Lacen, a partir das 9 horas, e segue até o dia 17 de abril.

Segundo a diretora do Lacen, Márcia Cristina Sayão Lobato, o treinamento em serviço oferece atualização aos profissionais sobre técnicas de análise laboratorial, biossegurança e fluxo de serviço. "Esses profissionais vão estar ao lado dos nossos técnicos acompanhando o fluxo de rotina e recebendo orientações na prática", explica a diretora.

Análises Clínicas
O Lacen é o laboratório coordenador da Rede Estadual de Laboratórios, composta por estabelecimentos que realizam análises de interesse em saúde pública. Referência em todo o Estado, o Lacen tem concentrado o empenho de sua equipe na oferta de consultorias técnicas a laboratórios municipais públicos, privados e conveniados.

"A proposta é oportunizar a esses estabelecimentos a qualificação dos serviços laboratoriais, tanto públicos quanto privados, de modo a aumentar qualidade e confiabilidade nos resultados emitidos", acrescenta a gerente da Rede Laboratorial Estadual, Iracyara Barros Leite.

As consultorias são realizadas por técnicos de formação multidisciplinar e que realizam a supervisão técnica in loco com o objetivo de verificar desde práticas laboratoriais até a calibragem de equipamentos e o controle de qualidade das análises realizadas. Somente nos últimos dois anos, foram 132 unidades supervisionadas em 71 municípios.

Nas supervisões, os técnicos do Lacen verificam desde a aplicação de normas de biossegurança até a presença de um responsável técnico e de controle de qualidade.

Controle de qualidade

Grande parte das capacitações e supervisões é provocada por resultados do controle de qualidade realizado pelo Lacen. Trata-se de um monitoramento feito por técnicos do Estado que realizam contraprovas de testagens laboratoriais enviadas pelos municípios.

Esse serviço é desenvolvido pelo Programa de Controle de Qualidade Interno e Externo de Análises Laboratoriais que avalia a presença de não conformidades presentes nos resultados de análises.

A gerente explica ainda que a adesão dos laboratórios ao programa de controle de qualidade externo do Lacen é opcional. "Eles não são obrigados a aderir, mas muitos têm interesse porque se trata de um serviço especializado oferecido pelo Estado para avaliar se os resultados dos exames realizados são fidedignos. É uma forma de oferecer a eles a oportunidade de impedir a emissão de resultados divergentes", esclarece.

Em relação ao trabalho de controle de qualidade externo, somente no ano de 2014, o Lacen recebeu 9.026 amostras de exames de hanseníase, tuberculose, malária, doença de chagas, leishmaniose tegumental e leishmaniose visceral.

"A partir do recebimento dessas amostras, nossos técnicos selecionam pelo menos 10% das amostras com resultado negativo e 100% daquelas com resultado positivo", explica a gerente. A seleção das amostras segue recomendação do Ministério da Saúde.

Com relação ao controle de qualidade interno, Iracyara explica que a metodologia adotada envolve a análise contínua e periódica de resultados laboratoriais, estudos estatísticos e avaliação de uma unidade de referência externa, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira