Wednesday, 22 de January de 2020

GERAL


ST

Saúde do Trabalhador recebe equipamentos doados pelo Ministério Público do Trabalho

14 Dec 2019
Laiany Alves – Governo do Tocantins Saúde do Trabalhador recebe equipamentos doados pelo Ministério Público do Trabalho

A gerência de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, do Ministério Público do Trabalho (MPT), doações de diversos equipamentos de informática e imagem para o desenvolvimento das ações vigilância e prevenção de agravos dos trabalhadores. As doações são resultados de Termos de Ajustes e Condutas (TACs) entre o MPT e empresas autuadas em decorrências de inconformidades das condições de segurança e saúde do trabalhador nos ambientes e processos de trabalho.

Durante a entrega a procuradora do Trabalho, Gisela Nabuco, agradeceu pela parceria com a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância e Saúde do Trabalhador que, segundo ela, “ajuda no trabalho do MPT, com suas ações de vigilância e fiscalização”. A procuradora firmou ainda, que a entrega destes equipamentos é uma recomposição do dano causado aos trabalhadores tocantinenses. “Quando o Ministério Público do Trabalho atua como intermediário, dando oportunidade de aparelhar órgãos estatais e organizações, sem fins lucrativos, com o resultado de processos é a sociedade que está sendo beneficiada e reparada, é a materialização deste ato de reparação do dano causado.”

O secretário Executivo da SES, Quesede Ayres Henrique Campos, ressaltou que as doações irão fortalecer as ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde e a parceria com os órgãos de controle são primordiais para o trabalho da Secretaria. “A Saúde não trabalha sozinha, todos são responsáveis, desde o financiamento até o resultado final do trabalho. Precisamos trabalhar com a prevenção, hoje trabalhamos mais com a doença. Essa é a nossa meta, prevenir para diminuir o adoecimento da população e da classe trabalhadora,” finalizou.

 

Saúde do Trabalhador

A vigilância da saúde do trabalhador visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos. Em 2019 foram realizadas diversas ações de inspeção, fiscalização, investigação e vigilância de agravos e doenças relacionados ao trabalho.

Em parceria com o Ministério Público do Trabalho foram realizadas ações em Silvanópolis, Mateiros, Palmas, Chapada da Natividade, Araguaçu, Aliança, Marianópolis, Dianópolis, Almas, Peixe e Paranã. Também foram desenvolvidas ações em grandes empreendimentos em Pedro Afonso, Xambioá e Chapada de Natividade. A gerência também conta com ações intersetoriais com o Naturatins, Ibama, Ministério Público Estadual,  Polícia Rodoviário Federal, dentre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

CNC: intenção de consumo das famílias tem melhor janeiro desde 2015

Em relação ao mesmo período de 2019, crescimento foi de 1,2%


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira