Tuesday, 20 de October de 2020

GERAL


Inspeção

Seagro realiza curso para implantar SIM em municípios tocantinenses

09 Apr 2015

De acordo com o secretario Clemente Barros a proposta do Governo do Estado, por meio da Seagro é instalar o Serviço de Inspeção Municipal nos municípios tocantinenses, o quanto antes, qualificando os técnicos para que trabalhem dentro da legalidade.  "A instalação dos serviços inspeção nos municípios vem atender as expectativas dos programas governamentais de aquisição de alimentos, a exemplo do Compra Direta e Merenda Escolar, que exigem que os produtos sejam certificados", explica o secretário.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Telmo Gosch a inserção do S.I.M nos municípios possibilitará o desenvolvimento e, ou, instalação de pequenas indústrias nos municípios com produtos com selo de qualidade. "A população exige cada vez mais qualidade nos produtos que vai consumir e os inspetores sanitários vão coordenar esse trabalhos de inspeção, visitando, fiscalizando e orientando os produtores na fabricação dos alimentos para que atendam a questão de segurança alimentar" esclarece o engenheiro.
 
Qualificação para o trabalho

O treinamento foi feito em duas etapas, com informações sobre como instalar o SIM nos municípios, informando sobre leis, decretos, infraestrutura e ambiente do trabalho. Na segunda parte explica sobre como o inspetor deve se posicionar diante do serviço de inspeção. "O curso trouxe conhecimento sobre boas práticas e sobre a instalação do SIM nos municípios. Creio que aplicando os conhecimentos vamos poder acompanhar e orientar nossos produtores para que produzam alimentos com boa qualidade", comenta o inspetor sanitário Mauro Batista Neto, de Santa Rosa do Tocantins.

Em 2011 apenas sete municípios do Tocantins possuíam o SIM. Atualmente são 50 municípios. A expectativa é de instalar o SIM em 70 municípios em 2015.  
O evento que contou, também, com a presença de prefeitos, secretários municipais, teve inicio na última terça-feira, 08 e finaliza na tarde desta quinta-feira. Na ocasião os inspetores receberão os certificados da capacitação para o trabalho.
 
Serviço de Inspeção Municipal - SIM  

Controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.
 
Emissão

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira