Tuesday, 02 de June de 2020

GERAL


Dorinha Rezende

Secretária avalia Salão do Livro e fala da participação do Senado no evento

13 May 2009

A professora Maria Auxiliadora Seabra Rezende, secretária de educação do Tocantins há nove anos e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação há dois anos, faz uma breve avaliação do maior evento dedicado à literatura na região, e comenta a participação do Senado no V Salão do Livro do Tocantins.

A secretária disse que o evento é popular, tendo em vista que pessoas de todas as idades e segmentos sociais visitam o local e participam das ações oferecidas. “As atividades culturais têm por objetivo despertar no participante - a criança, o adulto, o adolescente - o desenvolvimento de suas aptidões. E quero frisar que o nosso maior diferencial é o Café Literário; lá são realizados diversos eventos, debates, shows musicais entre outros”, frisou Dorinha, ao lembrar que no primeiro ano do Salão houve de 15 a 20 lançamentos de livros, a grande maioria de escritores do estado, e neste ano há mais de 300 lançamentos de escritores de todo o Brasil. “Isso mostra que a produção no Brasil anda em alta”, ressalta.

Dorinha não esqueceu de frisar que um outro estímulo para o evento é o Cartão Vale Livro enviado para cada professor com 180 reais de crédito, possibilitando que o mesmo possa adquirir o livro sem ônus para seu orçamento familiar. “Além deste, temos também 50 reais de crédito para servidores administrativos e as escolas recebem entre 09 e 100 mil reais para a aquisição de livro para as bibliotecas”, destaca.

Em relação a dimensão nacional do Salão do Livro, Dorinha disse que, no início, a ideia era que fosse realizado um evento a cada dois anos, como a bienal. Mas, fatores diversos, principalmente no que diz respeito a falta de contato da população com o livro, levaram o mesmo a ser anual. “No estado do Tocantins, se não me engano, temos livrarias apenas em Palmas e Araguaína e a grande maioria da população sequer tem acesso aos livros. A mesma coisa vale para o roteiro cultural onde músicos, peças teatrais e palestrantes diversos compõe a grade de programação proporcionando ao tocantinense uma percepção maior do que está sendo feito no país. Então, a população solicitou que o evento fosse anual e o governo cumpriu o desejo popular”, disse.

 

Senado

A secretária Dorinha Rezende falou também da sua impressão sobre a participação do Senado no evento. Dorinha comentou que a parte arquitetônica do estande é digna de elogios, e destacou a qualidade dos livros, sobretudo a apresentação, conteúdo e a quantidade de títulos disponíveis. “Agora, o que mais me impressionou são os preços absolutamente acessíveis, permitindo que as escolas, entidades, enfim, todos os segmentos da sociedade possam conhecer o que está sendo apresentado”, disse. Outro ponto levantado pela gestora diz respeito a aproximação do Senado com a população, “mostrando que os legisladores e a instituição não estão distantes nem são inatingíveis”.

 

Documentos históricos

Sobre a exposição de documentos históricos valiosos no estande do Senado, como a Leia Áurea (cópia da original), a secretária disse que, por ser professora, avalia a ação como de fundamental importância para o conhecimento e crescimento cultural de todos. “A vitrine com estes documentos deve estar sendo muito visitada por toda a sociedade, e com certeza deve servir de suporte para trabalhos escolares. Não posso deixar de elogiar a informação de que o Senado disponibiliza em seu site alguns destes documentos para download, isto é de grande valia para educadores, historiadores e alunos”, conclui.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins confirma 141 novos casos da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23:59h do último dia.

Edital

Divulgado resultado da segunda etapa do Edital Palmas Curte Arte em Casa

Artistas têm até 12 de junho para o envio de documentação e projetos à Fundação Cultural de Palmas


Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira