Tuesday, 07 de April de 2020

GERAL


Serviço

Seduc realiza exposição em homenagem à cultura indígena

15 Apr 2015

A exposição instalada no hall da Seduc poderá ser conferida pelo público no período de 14 a 17 de abril, de 8h às 12h e das 14h às 18h.

No hall da Seduc estão expostas fotos de escolas indígenas, bonecas Ritxoko feitas manualmente de barro e tinta natural; decorações, artesanato em capim dourado e peças produzidas pelos índios da etnia Krahô.

Falando sobre a importância de se comemorar o Dia do Índio, a gerente de Desenvolvimento de Educação Indígena e Quilombola da Seduc, Cleide Araújo Barbosa Marcenas, ressaltou que a homenagem à cultura indígena tocantinense é merecida e que outras atividades poderão ser inseridas na programação da Semana do Índio da Pasta. "Este momento é importante pelo que os indígenas nos representam na história do Tocantins e do Brasil. Hoje eles estão se inserindo na sociedade, com o cuidado para não perderem sua identidade cultural, principalmente, a língua", explicou.

Sebastião Vagner, de Palmeirópolis, estava passando pela Seduc e aproveitou para conferir a exposição. Para ele, a cultura indígena é muito rica e faz parte do contexto cultural do Tocantins. "Chamou a atenção as pinturas corporais e é muito bom observar a diversidade da população do Estado", disse.

Rosiméria Gonçalves, também de Palmeirópolis, disse que pensar sobre a cultura indígena é resgatar a nossa história. De acordo com a visitante, a exposição serve também como forma de preservar parte dos costumes dos povos nativos tocantinenses. "Muitas coisas que estão retratadas aqui na exposição estão se acabando, como os animais que fazem parte do cotidiano indígena", frisou.

População indígena

No Tocantins, atualmente habitam aproximadamente 15 mil indígenas, divididos em sete povos: Karajá, Javaé, Karajá-Xambioá, Xerente, Apinajé e Krahô Kanela. Cada uma com peculiaridades que marcam sua trajetória cultural, com expressões como artesanato, rituais, festas tradicionais e pinturas corporais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Governo começa a pagar auxílio emergencial de R$ 600 na quinta-feira

Primeiros a receber serão os inscritos no CadÚnico

Seu bolso

Sindiposto-TO diz que preço do combustível no Tocantins não cai por culpa de distribuidoras e pede providências da ANP

Os revendedores destacam que as três grandes companhias, que detém cerca de 70%, estão segurando as quedas de preços da Petrobras, bem como dos biocombustíveis.



Calamidade

Assembleia reconhece calamidade pública em Palmas por causa do coronavírus

Além de Palmas, os deputados debateram - via Sistema de Deliberação Remota - decretos de calamidade pública, em função da Covid 19, de outros 48 municípios.


Aleto

Acompanhando entendimento de Ayres, Assembleia quer plano de combate ao Coronavírus dos municípios

Ayres explicou que foi acordado com os demais parlamentares uma proposta para que ao invés de negar a Calamidade Pública para os demais municípios, fosse convertido em diligências.


Ageto

Governo inicia a semana com a manutenção de quase 700 km de rodovias estaduais

As equipes estão em diversos trechos executando serviços de tapa-buracos, roçagem, patrolamento, dentre outros


Agilidade

Principais processos de registro comercial podem ser feitos pela internet via Simplifica Tocantins


Internet

UOL bate recordes de audiência com a cobertura do Coronavírus


Emendas

Elenil defende união contra covid-19 e destina R$ 837 mil para ações


SES

Saúde recebe doação de duas toneladas de equipamentos de proteção individual


Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira